Será realizado nos próximos dias 21 e 22 de junho a 6ª Conferência Municipal das Cidades;* que tem como objetivo principal;* propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos dos municípios com os diversos segmentos da sociedade. A conferência tem como lema “Cidades Inclusivas;* Participativas e Socialmente Justas”;* e apresentará assuntos relacionados à política e o desenvolvimento urbano de Tupã.
No dia 21;* na Câmara Municipal;* localizada na Praça da Bandeira;* será realizada o credenciamento do evento e a abertura oficial da conferência. O evento iniciará a partir das 19h30 e contará com a palestra “A função Social da Cidade e da Propriedade”. Já no dia 22;* a partir das 19h30;* no auditório do Instituto Federal Campus Tupã;* será realizado um momento cultural;* apresentando os temas “A cidade que temos e queremos”.
Haverá também explicações sobre os temas debatidos e apresentação de propostas sobre cada tema. Após a aprovação das propostas;* serão escolhidos delegados para representar o município na Conferência Estadual das Cidades.
Segundo o Prefeito Manoel Gaspar;* a 6ª Conferência Municipal das Cidades servirá para debater e propor ideias que possam ajudar o município a crescer;* além de discutir planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade.
O evento;* que é o preparatório para as conferências estadual e nacional;* contará com a participação de palestrantes renomados que abordarão temas que envolvem a metodologia e os eixos da 6ª Conferência das Cidades.
Gaspar comentou ainda que a conferência municipal;* que tem a iniciativa do vereador Luis Alves de Souza;* faz parte da primeira etapa da 6ª Conferência Nacional das Cidades;* que segundo o cronograma oficial do governo federal;* acontecem entre 1º de janeiro de 2016 a 5 de julho de 2016. A segunda etapa será realizada no Distrito Federal de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017. A etapa nacional será de 5 a 9 de junho de 2017;* em Brasília.
De acordo com o vereador Luis Alves;* integrante da Comissão Preparatória que organiza a conferência;* toda a comunidade pode participar do evento e debater os assuntos propostos. Porém;* terão direito a voto um total de seis delegados;* distribuídos de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades.
“A Conferência das Cidades é um espaço para nossa população se manifestar sobre temas relacionados à cidade e à propriedade;* para refletir sobre sua realidade e propor melhorias em nosso município. Convidamos a todos para que venham debater e apresentar suas sugestões”;* conclui.
Tupã