As equipes Robrothers One;* Robrothers Two e Robrothers Three;* formadas por estudantes da rede municipal de ensino de Tupã;* estão classificadas para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A vaga para a etapa estadual de um dos maiores eventos de robótica do país foi conquistada neste sábado (25) durante a fase regional da competição;* realizada em São José do Rio Preto.
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* os alunos fazem parte das escolas EMEIEF Governado Mário Covas e EMEIEF Gino Bolognesi. Na etapa regional da OBR foram inscritas 36 equipes;* sendo cinco de Tupã.
De acordo com a secretária;* três equipes tupãenses foram classificadas para a etapa estadual;* que ocorrerá no campus do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI);* no dia 13 de agosto;* em São Bernardo do Campo (SP).
Segundo Luciana Leal;* as equipes Robrothers Two e Robrothers Three se classificaram em terceiro colocados onde receberam as medalhas de bronze e prata;* respectivamente;* já a equipe Robrothers One ficou na quinta posição e conquistou umas das seis vagas existentes.
Segundo Luciana;* durante a competição;* os alunos foram submetidos a testes onde tiveram que resolver os diversos problemas que surgiam durante as provas. “Eles treinaram muito para colocar em prática tudo que aprenderam com a robótica nas aulas de contraturno. Durante a competição;* as crianças contaram com a experiência que adquiriram durante os treinamentos. Estamos firmes nessa competição e os alunos já me disseram que querem chegar à etapa nacional. E isso se deve ao trabalho de Daniel Santos da Silva;* chefe de setor desenvolvimento educacional em tecnologia e de Rosemeire Munhoz;* vice-diretora da escola Governador Mário Covas;* que não mediram esforços para o trabalho com os alunos”;* conta.
De acordo com Luciana;* a Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que usa a temática para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas;* além de identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem no país.
A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental;* médio ou técnico em todo o território nacional;* e é uma iniciativa pública;* gratuita e sem fins lucrativos. “A robótica permite ao estudante vivenciar a realidade;* experimentar suas possibilidades e descobrir seus limites”;* conclui.
Tupã