A formação teórica e prática do professor são de extrema importância;* pois contribui para melhorar a qualidade do ensino;* visto que;* são as transformações sociais que irão gerar transformações no ensino. Por esse motivo a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal da Educação;* vem investindo cada vez mais na formação dos professores da rede municipal.
Segundo a secretária municipal da Educação;* a formação continuada dos professores da sala de recurso e professores interlocutores da rede municipal é ministrada pela psicóloga e psicopedagoga Leusia Flávia Pires Romano;* em parceria com a Prefeitura de Tupã. De acordo com ela;* o objetivo da formação é proporcionar momentos de aprofundamento;* discussões e estudos temáticos relacionados ao tema e aos desafios atuais.
Luciana Ferreira Leal conta ainda que as unidades de ensino do município estão sendo beneficiadas desde o início do ano letivo com o projeto de formação continuada para professores da educação especial. Segundo ela;* a “Educação Inclusiva” é identificada como modalidade da educação escolar;* a qual deve ser oferecida para todos os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais;* devendo ser definida dentro de uma proposta pedagógica da escola comum.
“Nessa perspectiva;* entende-se que a educação inclusiva como um processo que inclui todas as pessoas na rede regular de ensino;* em todos os níveis e modalidades;* independente de suas diferenças”;* conta.
De acordo com a secretária;* o trabalho pedagógico deve basear-se na aprendizagem em interação com a diversidade e complexidade do ambiente;* focando nas possibilidades dos indivíduos.
“Vive-se tempos de inclusão escolar;* ou seja;* em tempos de instituir escolas para que elas acolham;* e não que exclua as diferenças entre os alunos. A inclusão chega para romper com a pedagogia tradicional;* na qual se estruturou a organização escolar;* questionando a concepção de modelos ideais de alunos”;* afirma.
Tupã