Um grande público lotou a Praça da Bandeira;* na última quarta-feira;* para o encerramento do Tupã Junina 2016;* que esse ano foi repleto de novidades;* tanto nas atrações artísticas;* como na decoração;* Praça de Alimentação e também nas comemorações ao padroeiro da cidade;* São Pedro.
O evento;* organizado pela Secretaria de Turismo junto à Secretaria de Cultura;* em parceria com diversos apoiadores;* contou com muita alegria e descontração nas cinco noites de festa.
Segundo a secretária municipal de Turismo;* Márcia Felix;* a criatividade e os parceiros foram os fatores principais para a realização do evento. De acordo com ela;* uma das atrações mais visitada foi a tradicional Casa do Caipira;* que atraiu inúmeras famílias.
“Essas cinco noites de Tupã Junina foi muito gratificante. Foram 5 noites de festa organizada;* de muitas parcerias;* não tivemos ocorrências e tudo isso foi sempre pensando na segurança e na família tupãense. É uma grande satisfação realizar uma festa em área pública;* onde todos tem acesso e ver que a ordem;* a diversão e a segurança foram bem trabalhadas durante o evento”;* contou.
A secretária agradeceu o apoio e a colaboração de todos que ajudaram no evento e destacou a importância de eventos como esse para a população de Tupã. “O Tupã Junina é uma grande festa;* é uma festa da população para a população e a realização do Tupã Junina na Praça da Bandeira reflete a preocupação da prefeitura com o bem estar de toda população de Tupã;* por meio do lazer e da diversão”;* ressaltou.
A programação artística ficou por conta do secretário municipal de Cultura;* Anderson Medeiros;* que surpreendeu todas as expectativa do evento;* trazendo para o município desde shows caipiras até apresentações de teatro e show de pagode.
As apresentações foram iniciadas no sábado junto com a abertura do evento e contou com o espetáculo da peça infantil “O Novo Rei de Beleléu”;* da Cia. Ouro Velho;* dentro do programa Circuito Cultural Paulista. Em seguida o público cantou e dançou ao som da dupla sertaneja Alex e Fernando.
No domingo a população agitou o Espaço Cultural Jose Anselmo Filho;* “Zé Pretinho”;* com o show de Violeiros e apresentação da dupla Lucas e Carol. Na segunda-feira;* a programação artística continuou com apresentação de danças de quadrilhas das escolas de Tupã e show com grupo de samba e pagode Ki Moral.
Na terça-feira foi a vez da apresentação da Orquestra de Viola e depois show da banda de pop e rock Vepp. Já no encerramento;* a população festejou desde às 9 horas;* com a realização do tradicional Passeio Ciclístico que reuniu cerca de 3 mil pessoas. A festa contou também com a procissão da Missa do Padroeiro de Tupã;* São Pedro;* que iniciou às 18 horas e o encerramento da festa ficou por conta do show dos violeiros Roberto Côrrea e Paulo Freire;* numa parceria com SESC/Sincomércio.
O evento também contou queima de fogos e quermesse;* realizado pela Paróquia de São Pedro;* além da Casa do Caipira e também uma grande decoração por toda a Praça da Bandeira.
O secretário Anderson Medeiros;* agradeceu os parceiros pela realização do evento;* que já faz parte da tradição de Tupã;* e ainda relembrou as dificuldades enfrentadas pela Secretaria durante a organização do Tupã Junina.
“Nós sabemos que realizar um evento da magnitude do Tupã Junina não é fácil;* ainda mais com o país em crise como está. Mas;* graças aos nossos parceiros que nos apoiaram e ao Prefeito Manoel Gaspar nós conseguimos trazer a arte e deixar mais belo um evento tão lindo quanto o Tupã Junina”;* contou.
O secretário agradeceu ainda a confiança da secretária Márcia Felix;* por deixar a Secretaria de Cultura responsável pelas atrações artísticas e contou que atitudes como esta fazem toda a diferença na valorização da cultura no município.
“Eu fico muito feliz em saber que a Secretaria de Cultura fez parte desse evento lindo e gostaria de agradecer novamente ao prefeito pela valorização da cultura e do turismo na cidade. São eventos importantes como esse que devemos sempre apoiar em Tupã;* pois eles beneficiam a todos;* desde a população até as entidades participantes e também no desenvolvimento econômico do município. Eu saio desse evento muito feliz e satisfeito pelas conquistas e pelas barreiras que vencemos nesse Tupã Junina”;* finalizou.
Elogios
A estudante Ana Julia Nardeli é de Catanduva e veio com os amigos para participar do Tupã Junina 2016. Ela contou que essa é a segunda edição do evento da qual ela participa e que a festa foi muito divertida e bem organizada.
“Essa é a segunda vez que estou vindo no Tupã Junina;* que é uma festa bastante familiar e eu gosto muito. Eu estudo e moro em Tupã e sempre que tem um evento como esse eu faço questão de prestigiar;* porque é muito gostoso e agradável”;* comentou.
Já a tupãense Eliane Barbosa veio com a família e contou que não perde um Tupã Junina e sempre que tem o evento faz questão de marcar presença. “Eu vim hoje;* e achei muito bom essa festa;* ta tudo muito bem organizado;* o lugar dos shows;* a Praça de Alimentação também;* com brinquedos;* trenzinho e muita coisa que encheu os nossos olhos;* inclusive o show com viola caipira;* que faz muito tempo que eu não via;* então tá tudo muito bom;* muito gostoso e eu adorei trazer a minha família para ver o Tupã Junina que já é um evento tradicional da nossa cidade. Me diverti muito”;* comentou.
Tradição x Novidade
Uma das maiores atrações dessa edição do Tupã Junina foi à organização da Praça de Alimentação do evento;* que contou desde o tradicional cachorro quente até a novidade do evento que foi a barraquinha de sushi.
De acordo com Jair Caetano;* da barraca do cachorro-quente;* o evento foi muito agradável e bom para todos que participaram e fizeram a parceria com a Prefeitura. Segundo ele;* a festa rendeu muitas vendas e também muitos elogios;* somente no encerramento da festa mais de 300 pessoas passaram pela barraca.
“A parceria com a Prefeitura de instalar nossa barraca dentro do circuito dessa festa maravilhosa veio em muito boa hora. Com toda essa crise;* toda a ajuda financeira é bem vinda e dentro do circuito nós conseguimos reter um bom lucro com os cachorros-quentes”;* contou.
Segundo ele;* a festa foi um sucesso nos cinco dias e além da renda extra;* a barraca ganhou muitos elogios pela qualidade dos produtos e por manter a tradição com a venda dos famosos cachorros-quentes.
“O movimento foi bem intenso e os elogios também. Uns reclamavam de vez em quando por causa dos preços;* mas no fim entendiam o propósito e comprava;* gostavam e até repetiam. O Tupã Junina foi muito bom para a gente que trabalha comercializando alimentos e acredito que também foi muito bom para quem visitou. A Prefeitura está de parabéns por mais esse evento lindo”;* ressaltou.
Mas junto à tradição;* veio também a inovação. Uma das barracas mais visitadas além do cachorro-quente;* foi a barraca do sushi;* coordenada pelo Guilherme Barcelos;* morador de Tupã há cinco anos.
Segundo ele;* a organização surpreendeu a todos e a grande quantidade de visitantes que passaram pela festa foi muito boa. “Eu adorei participara dessa edição;* espero no ano que vem participar novamente. Foi um evento muito gostoso de trabalhar;* todos respeitando bastante as novidades;* as diferenças;* não teve aquela briga de preços que sempre vemos em outros eventos;* então foi tudo muito bem organizado e valeu a pena participar”;* disse.
Com o cardápio pra lá de variado;* a barraca de sushi contabilizou cerca de 150 clientes somente da noite de encerramento do Tupã Junina;* e o sucesso se deve a uma palavra ‘dedicação’.
“Eu acho que quando a gente ama e se dedica ao que faz as coisas ficam mais gostosas e prazerosas para todos. Vimos na Praça de Alimentação;* muitos barraqueiros fazendo o que gostam e a população sente isso no sabor do alimento;* por isso a festa foi um sucesso”;* finalizou.
Segurança
Além da organização a segurança foi novamente destacada na festa do Tupã Junina. Com nenhuma ocorrência durante as cinco noites;* o evento contou novamente com o apoio das polícias Civil e Militar;* além do Corpo de Bombeiros;* que ajudaram a garantir a segurança e a tranquilidade da festa.
Tupã