A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Educação;* tem intensificado esforços;* na perspectiva de promover melhorias na rede de ensino do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Tupã;* tanto na parte estrutural;* quanto na parte educacional.
De acordo com o Diretor do Instituto Federal de Tupã;* Caio Flausino;* o objetivo da ação é melhorar a qualidade de ensino para todos os usuários. As ações vão desde atividades de manutenção e reforma nas instalações físicas;* até a contratação de professores para os novos cursos que o Instituto oferece.
Segundo Caio;* dentre as melhorias implementadas destacam-se a adequação na parte elétrica do Instituto para a instalação dos laboratórios de eletrônica e eletrotécnica; ampla limpeza e poda das árvores; pintura das salas de aulas do bloco 1; troca do telhado de todo o bloco 2 e também a automatização do portão do estacionamento de ônibus da SEDUC. A última reforma nos telhados;* segundo a administração do instituto;* foi feita em dezembro de 2015;* no entanto;* foram trocados as telhas e as calhas somente do bloco 1.
De acordo com o diretor;* as obras visam garantir a melhoria da qualidade da educação no município e têm o objetivo de propiciar mais conforto e segurança à comunidade escolar;* beneficiando diretamente alunos;* professores e servidores do Instituto.
“A estrutura da Instituição são a nossa prioridade;* pois eles têm que apresentar boas condições para que os estudantes tenham comodidade e possam aprender com segurança. A reforma do telhado era necessária;* já que no bloco 2 a Instituição nunca havia recebido melhorias nesse setor”;* conta.
Outras melhorias que o IFSP recebeu foi a contratação de 14 novos professores;* totalizando agora 20 profissionais da área de ensino;* entre eles professores da área
“Eletrônica”; “Eletrotécnica” e também da “Base Nacional Comum”;* como por exemplo química;* física;* português;* entre outros.
“Com as novas contratações;* temos o objetivo de otimizar a forma de integração dos conteúdos dos cursos;* mantendo a qualidade e abrangendo cada vez mais alunos para a instituição”;* afirma.
Curso Técnico
Todos os esforços vêm sendo realizados para melhor atender os alunos da instituição já nesse segundo semestre. De acordo com Caio Flausino;* as mudanças têm como objetivo principal melhorar a estrutura para assim atender com a mesma qualidade os alunos do curso técnico de Eletrônica;* que terá inicio no próximo dia 28 de julho.
Segundo Caio;* o curso;* que tem duração de três semestres;* será ministrado no período noturno;* das 19 às 23 horas. As aulas são presenciais e tem carga horária de 1.200 horas.
De acordo com o diretor do instituto;* o principal objetivo do curso é de capacitar mais profissionais para o mercado de trabalho. “O curso é totalmente gratuito e tem como objetivo formar profissionais com visão ética e humanística;* preparando-o para atuar de forma crítica e criativa na resolução de problemas ligados à área de eletrônica;* considerando;* além dos seus aspectos técnicos;* também as implicações políticas;* econômicas;* sociais e ambientais”;* disse.
Caio destacou que o curso técnico em eletrônica forma ainda profissionais para trabalhar em vários segmentos relacionados à eletrônica. “Ao final do curso o aluno vai ser capaz de desenvolver projetos com microcontroladores e microprocessadores;* executar instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos;* realizar medições e teste;* executar procedimentos de controle de qualidade;* gestão e empreendedorismo. Ele vai ser um técnico apto a trabalhar em diversos setores ou poderá ainda ofertar serviços como profissional autônomo ou microempresário”;* concluiu.
Tupã