A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou um balanço dos atendimentos realizados durante o 1º Semestre pelo Centro de Referência de Assistência Social da Zona Leste (CRAS Leste).
O CRAS realiza cerca de 35 atendimentos diários. A abrangência do território da unidade é de 5.000 famílias referenciadas e foram atendidas 620 famílias durante o período de janeiro a junho.
Segundo a Secretaria;* o objetivo do CRAS é prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidade e riscos sociais no seu território de abrangência;* por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação de acesso a direito de cidadania;* promover acesso aos demais serviços setoriais;* contribuindo para usufruto de direitos;* promover acesso a benefícios;* programas de transferência de renda e serviços Socioassistênciais;* contribuindo para a inserção das famílias na rede de Proteção Social Básica de assistência social.
Entre os objetivos do CRAS estão ainda promover o encaminhamento Socioassistencial de famílias do território;* fortalecer a função protetiva da família;* contribuindo para uma melhora na qualidade de vida;* acolher e apoiar famílias que possuem;* entre seus membros;* indivíduos que necessitam de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares e atuar de forma preventiva;* evitando que essas famílias tenham seus direitos violados;* recaindo em situação de risco.
O CRAS Leste oferece diversos serviços assistenciais às famílias;* entre eles o trabalho social qualificado como acolhida;* diagnóstico socioeconômico;* escuta;* estudo social;* visita domiciliar;* orientação;* informação;* oficinas com as famílias ações particularizadas;* palestras noturnas;* comunicação e defesa de direitos;* apoio à família na sua função protetiva.
Além disso;* o CRAS oferece também a busca ativa demanda espontânea;* encaminhamentos para a rede de serviços locais;* construção do Plano de Acompanhamento Familiar (PAF);* encaminhamento para acesso a documentação pessoal;* dentre outros serviços de políticas públicas setoriais.
A Unidade do CRAS Leste executa também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esse serviço também compõe a proteção social básica;* com vistas a prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
O Público Atendido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são crianças de 6 a 15 anos de ambos os sexos. A Secretaria informou também quais serviços são oferecidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;* que são realizados através de grupos que oferecem atividades com orientadoras sociais;* aulas de capoeira;* judô;* artesanato;* visitas domiciliares;* acolhida;* escuta;* encaminhamentos para outras políticas públicas e acompanhamento familiar pelas técnicas do CRAS.
O Centro de Referência conta com 3 assistentes sociais;* 1 psicóloga;* 1 motorista;* 3 auxiliares administrativos e 1 coordenador. A Secretaria de Assistência Social ressalta a importância do CRAS para desempenhar as funções de gestão da rede de proteção básica no seu território e oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que é a unidade que faz a referência e acompanha a contra-referência do usuário na rede Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e;* também;* para as demais políticas públicas em seu território de abrangência.
A Secretaria finalizou ressaltando que o CRAS desenvolve o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF);* com referência territorializada; promovem ações no território;* com foco na matricialidade sociofamiliar;* proteção proativa e na gestão articulada com as políticas setoriais.
Tupã