O futuro Museu Tropeiro de Tupã;* que está sendo construído pela prefeitura;* recebeu nesta semana a doção de mais de 2 mil peças relacionadas ao tropeirismo que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira;* Luiz Gonzaga Tovo;* “Nanguinho”.
O Museu Tropeiro;* que funcionará na antiga estação ferroviária;* ajudará a preservar a história do município;* expondo objetos que marcam a tradição do tropeirismo e adereços antigos que os cavaleiros utilizavam no século passado.
Além de fomentar ações culturais direcionadas à tradição dos tropeiros;* o Museu Tropeiro será mais um atrativo turístico do município já que nossa região é uma das poucas do estado a manter viva a tradição tropeira.
Segundo Nanguinho;* foram doadas para prefeitura cerca de 2 mil peças como fotos;* recortes de jornal;* entre outros. “Nós temos catalogadas com etiqueta cerca de 900 peças e tem uma média de 25 pastas com fotos e recortes de jornal. Segundo a Tamimi Borsatto;* diretora do Museu Índia Vanuíre;* cada foto é uma peça;* então nosso acervo passa de 2 mil peças no total. Além disso;* também estamos doando vários itens que ainda estão guardados na minha casa;* outras peças que atualmente estão em Varpa e em vários outros lugares”;* explicou.
Nanguinho agradeceu ainda a todos os colabores;* amigos e parceiros que sempre trabalharam para que o Museu Tropeiro seja mais um ponto turístico para receber visitantes em Tupã.
“O início do acervo e a idéia de criar o Museu do Tropeiro surgiram ainda no mandado do prefeito Manoel Gaspar por causa do título de Estância Turística. Por isso agradeço ao prefeito Manoel Gaspar;* ao Carivaldo Castanheira e ao Aldo Turra;* fundadores do Chapéu Branco e da Exapit;* à Tamimi Borsatto;* diretora do Museu Índia Vanuíre e a professora Inês. Além do Aldo Turra agradeço ainda em memória o Manoel Rodrigues Gonçales “Manoel Borracheiro” e também Ari Viana;* que nos deixou na semana passada. Eles foram os companheiros que sempre me ajudaram e que acreditaram em mim e fizeram as doações para o Museu Tropeiro”;* finalizou.
O prefeito Manoel Gaspar destacou a importância do Museu Tropeiro receber esse acervo para preservar a história do tropeirismo de Tupã. “O Nanguinho;* juntamente com vários amigos;* foram colecionando objetos ao longo do tempo para preservar a história. Como Tupã teve sua história dos cavaleiros de antigamente;* nada mais justo que preservamos essa tradição e hoje o Nanguinho está doando todo esse material para a Prefeitura de Tupã que ficará guardado até ir para seu local definitivo”;* disse.
O prefeito finalizou parabenizando a iniciativa de Nanguinho em doar as peças para o Museu do Tropeiro e agradeceu também a todos que estão colaborando para que o museu se torne mais um atrativo do município.
“Agradeço ao Nanguinho;* que sempre se preocupou com o Museu;* ao vereador Valdir de Oliveira Mendes que trabalhou e conquistou recursos para a construção do Museu e ao Aldo Turra;* entre outros amigos que se empenharam e trabalharam pelo Museu Tropeiro”;* finalizou.
Tupã