A Semana Mundial do Aleitamento Materno;* que teve início na segunda-feira (dia 1º);* já realizou diversas programações durante toda a semana como café da manhã;* debates e palestras.
A programação continua hoje com roda de conversa com gestantes e mães que amamentam às 15 horas na Praça da Bandeira. O publico também poderá conhecer a exposição “Mãe: Um Olhar em Outra Dimensão”;* do renomado fotógrafo Reginaldo Manente;* que permanece aberta à visitação no Buffet Miriam Maria;* das 9 às 17 horas.
Encerrando as atividades da Semana de Aleitamento Materno;* amanhã a partir das 9 horas;* será realizada homenagem às mães doadoras de Leite Humano. O evento acontecerá no Banco de Leite Humano do Hospital São Francisco de Assis - “Hospital Amigo da Criança”.
Com o tema “Amamentação: Uma Chave para o Desenvolvimento Sustentável”;* a Semana de Mundial de Aleitamento Materno tem o objetivo de reforçar as relações entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS);* o aleitamento materno e a Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Criança de Primeira Infância.
As atividades realizadas durante toda a semana pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital São Francisco;* buscam conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno para saúde e bem estar do bebê;* além de esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.
Segundo a odontopediatra Rose Chiaradia;* é importante que as mães e as gestantes participem das atividades e palestras que vem sendo realizadas para auxiliar as gestantes;* além de tirar diversas dúvidas sobre amamentação.
“A Semana do Aleitamento Materno é de extrema importância para uma estratégia;* pois contribui para conscientizar a população e os profissionais da saúde sobre o aleitamento tanto para saúde da mãe como do bebê;* além dos benefícios que traz para a sociedade e o país”;* relatou.
Rose ressaltou ainda que a Semana do Aleitamento Materno contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil com a conseqüente melhora da população infantil e materna.
“Convido todas as mães e gestantes para participarem da nossa roda de conversa hoje;* às 15 horas;* na Praça da Bandeira. Será uma oportunidade para tirarmos as dúvidas das mães gestantes;* pois quanto mais elas participarem de atividades como essa;* mais elas poderão vivenciar esse momento tão marcante”;* finalizou.
Tupã