Prefeitura realiza XIV Semana da Educação de 15 a 18 de agosto

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 09 de Agosto de 2016


Prefeitura realiza XIV Semana da Educação de 15 a 18 de agosto

Com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar cada vez mais os profissionais da educação e áreas afins, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará a XIV Semana da Educação e a III Semana Cultural de 15 a 18 de agosto.

O evento deste ano, mais uma vez, será realizado em parceria com a FaculdadeFACCAT, terá como tema “Formação Continuada de Professores: ARelação Teoria e Prática e a Literatura em Debate”.

Segundo a Secretaria da Educação, é importante a formação continuada dos educadores, considerada a questão-chave na busca da transformação dos professores e das escolas, para a melhoria do ensino pedagógico tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

A Semana da Educação faz parte da política de formação continuada para os professores que atuam na Educação Básica e tem por objetivo contribuir para melhoria da qualidade do ensino público.

A programação do evento envolve palestras, oficinas e apresentações de comunicações orais, alia teoria e prática, articulando saberes em constante construção.

De acordo com a Pasta, a Semana da Educação promove momentos de estudo, diálogos, trocas de experiências e de referenciais teóricos, contribuindo e incentivando os educadores a refletirem sobre suas práticas pedagógicas, visando à construção de novos saberes, favorecendo suas ações ao longo do ano.

Programação

A XIV Semana da Educação contará com palestras de profissionais de altíssimo nível de atuação e produção: doutora e escritora Heloisa Prieto, com a jornalista, escritora e especialista em contação de histórias Vanessa Meriqui,professora especialista Claudia Rosenberg Aratangy,e Reginaldo Ferreira da Silva.

E oficinas temáticas e educacionais com profissionais gabaritados como o professor especialista Nilton de Oliveira, professora especialista Maria Aparecida Arantes, professor mestre José Nunes da Silva Filho, professora doutora Fabiana Sameshima e professor doutor Fernando Rodrigues de Oliveira.

A programação da XIV Semana da Educação, que será realizada nas Faculdades Faccat, começa no dia 15 de agosto (segunda-feira), às 7horas, com a entrega de material e credenciamento. Em seguida, das 7h30 às 11horas e das 13h30 às 17h30, será realizada a oficina “O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, com o professor especialista Nilton de Oliveira.

As atividades prosseguem à noite, às 19 horas, novamente com entrega de material e credenciamento. Às 19h30, no complexo social da Faccat, está prevista a solenidade de abertura oficial, com apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”. Das 20às 22horas será realizada a palestra de abertura "A Memória do Mundo", com aescritora Heloisa Prieto.

No dia 16, terça-feira, as atividades serão realizadas em dois períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Estão programadas duas oficinas, “Tabuada e a Tabela Pitagórica”, com a professora especialista Maria Aparecida Arantes e “Avaliação Morfofuncional e Postural em Escolares”, com o professor e mestre José Nunes da Silva Filho. À noite, das 19h30 às 22horas, acontecerá à palestra: "Contar para Encantar”, com a jornalista, escritora e especialista em contação de histórias Vanessa Meriqui.

No dia 17, quarta-feira, os trabalhos também serão realizados em dois períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Estão programadas mais duas oficinas, “A História, a Palavra e a Arte Narrativa”, com Vanessa Meriqui e “FlexibilizaçãoCurricular: Procedimentos para Elaboração de Atividade Pedagógica Adaptada para Alunos com Deficiência”, com a professora doutora Fabiana Sameshima.

Das 14horas às 17h30 haverá Comunicações Científicas (FACCAT) e à noite, das 19h30 às 22h30, acontecerá a palestra "Livros, Professores e Escola - Sobre por que a Literatura não deve servir para Nada", com Claudia Rosenberg Aratangy (CEDAC/Instituto Arte na Escola).

No dia 18, quinta-feira, também em dois períodos, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, será realizada a oficina “Ortografia e a Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética em Língua Portuguesa”, com o professor doutor Fernando Rodrigues de Oliveira. Em seguida, das 14horas às 17h30, a apresentação de Comunicações Científicase à noite, das 19h30 às 22horas, a palestra "Literatura como escape da mediocridade", com o Reginaldo Ferreira da Silva, mais conhecido como Ferrez.

Feira Cultural

A Feira Cultural acontece de 15 a 19 de agosto, das 7h30 às 17horas, no Complexo Social da Faccat. No dia 15, nos período da manhã e tarde acontecem a contação de história “Recontos”, com as professoras especialistas e contadoras de história Marcinha Moureira e Adriana Corral e com a apresentação de capoeira "Projeto FEPASA" e roda de leitura.

Nos dias 16, 17 18 e 19, também nos dois períodos, a programação inclui, roda de leitura, contação de história “Recontos”, com Marcinha Moureirae Adriana Corral e apresentaçãode violão, dança rítmica,balé e Flauta do "Projeto Crescer – Segundo turno" e “Projeto FEPASA”.

Durante evento, todas as crianças do município receberão gratuitamente um livro de boa qualidade literária e o público também contará com livraria móvel da Editora da UNESP, que ficará aberta das 8 às 20horas.

Inscrições

As podem ser realizadas online através do www.faccat.com.br. A XIV Semana da Educação oferece duas modalidades de participação, com apresentação de trabalhos e sem apresentação de trabalhos.

A taxa de inscrição será de R$ 30 para estudantese R$ 40 para demais participantes. Já para professores da Rede Municipal de Ensino e para os alunos do curso de Pedagogia da FACCAT, a inscrição é gratuita. A carga horária do evento será 30 horas (sem oficina) e mais 8 horas por cada oficina.

As inscrições podem acontecer até o dia 10 de agosto. E já conta com mais de 400 inscritos gerais e 80 apresentadores de comunicação oral. O diferencial neste ano será a escolha de alguns trabalhos apresentados para publicação em e-book. Todos os resumos dos trabalhos serão publicados em anais do evento.

PALESTRANTES DA XIV SEMANA DA EDUCAÇÃO

Dia 15/08

Palestrante: Heloísa Prieto (escritora)

Palestra: "A Memória do mundo"

Heloisa Prieto é autora de 69 títulos de literatura, contemplada com diversos prêmios literários, tem obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Mestra em comunicação e semiótica,doutora em teoria literária, ministra oficinas de criação em diferentes instituições. Coordenadora de coleções e tradutora, pesquisa narrativas milenares em suportes contemporâneos.

Contos de fadas, fábulas e histórias de sabedoria, sua trajetória milenar e sua tradução para o espaço contemporâneo. História da literatura, a produção dos jovens blogueiros, os novos suportes narrativos. Ao destacar diferentes aspectos da rede de histórias com a qual crianças, jovens e adultos convivem atualmente, a palestra suscitará uma reflexão sobre o papel do educador em meio a profusão de estímulos narrativos do mundo atual. Que história escolher para si? Como ser um leitor autoral? É preciso pertencer à unanimidade da sociedade de compartilhamento? Estas e outras questões relevantes ao imaginário contemporâneo serão abordadas.

Dia 16/08

Palestrante: Vanessa Meriqui

(contadora de histórias, escritora e jornalista)

Palestra: “Contar para Encantar””

Vanessa Meriqui, é contadora de histórias, escritora de livros infantis e jornalista. É pós-graduada no curso A Arte de Contar Histórias - Abordagens Poética, Literária e Performática e vem se especializando em literatura infantil. Ministra cursos e palestras para educadores, bibliotecários e profissionais corporativos. Deu aulas no SENAC (unidade Aclimação-SP) sobre A Arte de Contar Histórias. É capacitadora na Associação Viva e Deixe Viver, na Fundação Abrinq, Instituto Ethos e FDE sobre a arte da narrativa. Conta histórias em hospitais, livrarias, Sescs, centros culturais, bibliotecas, escolas, espaços culturais e eventos literários. É escritora de livros infantis e, a partir desse trabalho, faz encontros com alunos em escolas, com uma oficina de estímulo à leitura, escrita e produção literária. É também atriz e tem desenvolvido trabalho que reúne o teatro à arte de contar histórias.

Dia 17/08

Palestrante Claudia Rosenberg Aratangy

(CEDAC/Instituto Arte na Escola)

Palestra: "Livros, Professores e Escola - Sobre Por que a

Leitura Não Deve Servir para Nada"

Claudia Rosenberg Aratangy, graduou-se em Educação Física pela USP, especializou-se em Dança-educação no Goldsmiths College de Londres, fez MBA em gestão de projetos na FGV e atualmente cursa Direito no Mackenzie. Elaborou, implantou e fez a gestão de diversos programas e projetos de educação na área pública – dentre eles Programa Ler e Escrever, o Projeto Bolsa Alfabetização e o Cultura é Currículo. Pertenceu à equipe de elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), coordenou uma série de programas de TV na TV Escola, foi integrante do CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária) e Diretora de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), onde implantou o Clube de Leitura do projeto Premier Skills, entre outras ações ligadas à difusão da leitura. Atualmente dá consultoria em projetos de leitura na Editora Planeta e em um projeto de investigação didática, para o Instituto Arte na Escola.

Dia 18/08

Palestrante Ferréz (Reginaldo Ferreira da Silva)

Palestra "Literatura Como Escape da Mediocridade""

Paulistano de 40 anos, Ferréz começou a escrever aos 12 anos de idade, acumulando contos, versos, poesias e letras de música. Antes de se dedicar exclusivamente à escrita, trabalhou como balconista, auxiliar – geral e arquivista. Seu primeiro livro Fortaleza da Desilusão foi lançado em 1997 (edição do autor), mas foi com Capão Pecado que se consagrou, chegou a vender mais de 100,000 livros somente do primeiro romance. Participou de grandes produções do cinema e TV como Cidade dos Homens, 9MM (Canal Fox) e 171 (Universal channel).


Prefeitura da Estância Turística


Tupã