Durante muito tempo o Aterro do Piva serviu para descarte de podas;* madeiras;* terra e galhos. O aterro fazia parte do sistema de gestão integrada de resíduos sólidos;* responsável pela ordenação e destinação de galhos e podas.
A partir dessa semana;* entretanto;* o Aterro do Piva não poderá mais receber nenhum tipo de descarte. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* o local está sendo desativado por ter atingido sua capacidade máxima de descarte.
Para evitar a destinação deste tipo de resíduo em locais impróprios;* a Prefeitura agilizou a implantação de um novo espaço para receber madeiras;* galhos;* terra e restos de podas.
O novo aterro funcionará em uma área com cerca de 3 alqueires;* localizada na estrada do Sete;* na altura do bairro Dom Quixote;* a cerca de 8 quilômetros da cidade.
Os podadores de árvores e caçambeiros terão que levar os galhos de poda;* folhas ou qualquer tipo de madeira no novo aterro. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informou também que ainda está realizando o trabalho de limpeza do terreno ;* mas que os materiais específicos para o aterro já podem ser destinados na nova área.
Já o descarte de outros materiais como entulhos;* telha;* tijolos;* concreto;* reboco;* pisos;* revestimentos provenientes de demolição e construção civil deverão ser destinados na usina de resíduos sólidos.
Além disso;* o descarte de materiais recicláveis como plásticos;* metais;* papelão e papel são destinados à Cooperativa de Reciclagem de Tupã (COORETUP).
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ressalta o objetivo do público municipal é garantir que os lixos e entulhos sejam descartados nos devidos locais;* evitando a contaminação ou degradação do meio ambiente.
A prefeitura também pede a colaboração de toda a população e principalmente dos caçambeiros para que façam o descarte em locais corretos. É importante que a sociedade entenda que o aterro não pode receber lixo de todos os tipos.
A Secretaria de Meio Ambiente conta com 4 funcionários realizando a fiscalização dos descartes indevidos. Quem for flagrado depositando restos de árvores ou galhos;* ou ainda outro tipo de lixo nas estradas ou em locais não apropriados estão sujeitos à multa no valor de R$ 670.
Tupã