A XIV Semana da Educação, que teve início nesta segunda-feira, superou as expectativas de público. Os dois primeiros dias do evento contaram com palestras, contação de histórias, rodas de capoeira, apresentação de violão, além da visita à livraria móvel da Editora da UNESP.
Hoje a palestra será ministrada pela professora Claudia Rosenberg Aratangy. O tema da Palestra será "Livros, professores e escola - sobre por que a literatura não deve servir para nada" que terá início as 19h30 no Complexo Social da Faccat.
Claudia Rosenberg é graduada em Educação Física pela USP (Universidade de São Paulo), especializou-se em dança-educação no GoldsmithsCollege de Londres, fez MBA em gestão de projetos na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e atualmente cursa direito no Mackenzie.
Claudia elaborou, implantou e fez a gestão de diversos programas eprojetos de educação na área pública, dentre eles o “Programa Ler e Escrever”, o “Projeto Bolsa Alfabetização” e o “Cultura é Currículo”.
Além disso, pertenceu à equipe de elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), coordenou uma série de programas de TV na TV Escola, foi integrante do CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária) e Diretora de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), onde implantou o Clube de Leitura do projeto Premier Skills, entre outras ações ligadas à difusão da leitura.
A professora atualmente dá consultoria em projetos na Editora Planeta, além de um projeto de investigação didática para o Instituto Arte na Escola.
Programação
Dando sequência à programação da XIV Semana da Educação, as atividades iniciam as 7h30 com a oficina “A história, a palavra e a arte narrativa” com a Jornalista, escritora e especialista em contação de histórias, Vanessa Meriqui.
A oficina segue até as 11h30 e será realizada na sala 10 das Faculdades Faccat e terá como público-alvo Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Graduandos, Pós-graduandos e demais interessados. Esta mesma oficina será ministrada no período da tarde, das 13h30 às 17h30
No período da manha e no período da tarde, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 também será realizada a oficina “Flexibilização curricular: procedimentos para elaboração de atividade pedagógica adaptada para alunos com deficiência” com a professora Doutora Fabiana Sameshimae também terá como público-alvo Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Graduandos, Pós-graduandos e demais interessados.
O evento cultural contará com a contação de histórias, roda de leitura, com a apresentação da modalidade dança rítmica do projeto segundo turno e com a visita à livraria móvel da editora da UNESP.
Tupã