"
Mais de 9 mil animais;* entre cães e gatos;* foram imunizados contra a raiva;* durante o dia “D” de vacinação;* que foi realizado no sábado (20) e domingo (21). A vacinação teve inicio no último dia 15 de agosto e segue até o dia 15 de setembro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde;* a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica;* que tem como objetivo impedir a disseminação do vírus da raiva;* conseguiu mobilizar a sociedade mesmo com o período chuvoso do fim de semana.
De acordo com a Secretaria;* no sábado a campanha foi realizada das 8h às 17 horas e imunizaram 6.269 animais;* já no domingo (21);* 3.148 animais foram vacinados;* totalizando 9.417 animais vacinados somente no dia “D”. No domingo a campanha foi realizada das 8h às 12 horas.
Ainda de acordo com dados;* até o momento foram contabilizados 10.378 animais vacinados;* somando os 961 cães e gatos imunizados na primeira semana de vacinação;* que foi realizada na zona rural.
O dia “D” de imunização foi realizado em mais de 30 postos de Tupã e contou com a participação de uma equipe de 126 profissionais;* entre eles a equipe Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Zoonoses de Tupã;* médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária da UniFAI de Adamantina.
De acordo com a programação;* hoje (23) a imunização estará sendo realizada na Estrada Thermas; já nos dias 24 e 25 no Bairro Três Vendas; dia 26 no Bairro Harmonia; dia 29 na Estrada da Pitangueira; dia 30 na Vicinal Tupã-Varpa; e no dia 31 no Bairro Monteiro I.
No dia 1 de setembro a imunização será no Bairro Monteiro II; dia 2 na Estrada do Picadão; dia 5 no Bairro Sabiá II; dia 6 na Estrada Lajes Tamoios e nos dias 9 e 12 nas chácaras da vicinal do aeroporto.
É importante lembrar que a dose da vacina é gratuita e todas as raças de cães e gatos podem ser vacinados;* já que a dose tem a função de proteger animais domésticos contra a doença da raiva.
Recomendações
Vale ressaltar que para facilitar a aplicação da dose e como medida de segurança;* a Secretaria de Saúde recomenda que os donos dos animais realizem algumas medidas de prevenção como transportar cachorros com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Já os gatos;* devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente.
Já na zona rural;* os proprietários devem também capturar e prender gatos ariscos e deixar as porteiras abertas. Todos os donos devem estar com a caderneta de vacinação do animal em mãos.
Outra recomendação é de que somente sejam imunizados cachorros e gatos com mais de três meses. Animais doentes ou fêmeas que estejam prenhes não devem ser imunizados até que estejam saudáveis ou tenham dado cria.
"Tupã