A solução definitiva para os alagamentos e a melhoria da qualidade de vida dos tupãenses está cada vez mais próxima. Foi retomada nessa semana;* após um período suspenso para elaboração de novo projeto ambiental;* para deferimento de licença ambiental junto a CETESB;* a obra de macrodrenagem do Córrego Afonso XIII.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura;* as obras estão intensificadas no que se refere ao braço esquerdo do córrego;* entre as ruas Manoel Ferreira Damião até Francisco Turra.
Uma das maiores dificuldades encontradas pela empresa contratada para realizar a obra é a complexidade de manuseio do solo;* que em virtude de ser úmido;* torna-se pantanoso;* e também o alto risco de desabamento de casas próximas à referida obra.
Segundo a Secretaria;* neste trecho será realizado o aterramento de um pouco mais de 100 metros de canalização; restando executar cerca de mais 50 metros de canalização para chegar até a ponte da rua Francisco Turra e concluir mais uma etapa.
Apesar das dificuldades;* a Secretaria garante que dentre outras manutenções realizadas no município;* o cronograma da obra de macrodrenagem é uma das prioridades para a entrega;* considerando que esta obra é dependente de diversos fatores que podem atrasar a sua conclusão;* como a instabilidade do tempo;* as condições do solo e até a parte burocrática;* mormente ao Convênio com a Caixa Econômica Federal e licença ambiental junto a CETESB.
Concomitante ao projeto de macrodrenagem;* a Secretaria inicia ainda essa semana a obra de recuperação do sistema de captação de águas pluviais da rua Governador Pedro de Toledo.
A empresa ganhadora do processo licitatório;* Prime Infraestrutura S/A;* já recebeu;* da Secretaria de Obras;* os documentos de autorização de inicio de serviço. No total serão investidos R$ 139.311;*84 em toda a recuperação do sistema de captação de águas pluviais.
Segundo a Secretaria;* essa manutenção será realizada devido os danos sofrido com a fortes chuvas do inicio do ano;* que ocasionou a destruição de toda a rede de galerias;* sendo necessária realizar a recuperação para dar continuidade a canalização desse trecho.
Ainda essa semana será iniciada a limpeza do local;* que compreende na extração de árvores e limpeza de solo; para posteriormente haja fixação de tubos de concreto para a captação de água e também o aterramento do local para a finalização da obra.
Tupã