Com o objetivo de estimular a leitura;* desenvolver o prazer literário;* as capacidades e os comportamentos leitores por meio da modelização;* o projeto Leitura Simultânea vem fazendo sucesso e agitando as salas de aulas das escolas municipais de Tupã.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação;* essa é mais uma das modalidades de leitura que encantam os alunos. Os professores se planejam criteriosamente;* escolhendo bons textos de autores renomados;* apropriados à faixa etária dos alunos e colocam à disposição os resumos em um mural preparado para cada ano/série da Unidade Escolar.
Através do projeto;* o aluno tem a oportunidade de escolher o que texto que mais lhe interessa e no dia seguinte ouvir a história escolhida narrada na sala de aula.
Essa experiência de trocar de sala de aula e convívio com alunos de outras turmas deixa o projeto mais atrativo para os alunos;* que também exercitam a capacidade de fazer novas amizades.
Outro ponto positivo dessa modalidade de leitura;* é que a criança começa a exercitar também a compreensão das histórias;* já que quando a leitura termina;* os professores promovem um diálogo entre os alunos para que todos possam fazer seus apontamentos e esclarecer dúvidas com os educadores.
Segundo a Secretaria de Educação;* essa iniciativa desperta nos alunos a curiosidade e o interesse no livro;* incentivando-os a emprestarem os livros uns aos outros.
Todas as modalidades de Leitura realizadas na escola contribuem para o desenvolvimento dos alunos;* pois desenvolvem a oralidade;* a criatividade e as competências leitoras através da modelização realizada pelos professores.
De acordo com a Secretaria de Educação;* o projeto vem fazendo sucesso entre os alunos;* pois foi criado como meio de incentivo para a criança desenvolver hábitos leitores. Outra consequência do sucesso do projeto é o acesso que os alunos da escola municipal têm sobre livros de qualidade literária;* passando a conhecer os autores e seus estilos;* assim como os diferentes gêneros textuais.
Como funciona?
Nomeada como “sessão simultânea de leitura”;* o projeto envolve todos os funcionários da escola para realizarem uma leitura para as crianças da rede municipal de ensino.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação;* a seleção dos livros é feita por professores que apresentam as obras para que as crianças;* dando a oportunidade delas escolherem quais livros gostariam que fosse lido no dia da leitura.
De acordo com a Secretaria de Educação;* as crianças têm a possibilidade de escolher entre dois ou mais livros sem saber quem fará a leitura;* o que torna o projeto mais interessante e envolvente.
Tupã