Na última semana;* os alunos da rede municipal;* participantes das oficinas de robótica;* realizaram um desafio inusitado em sala de aula;* que era montar e programar robôs capazes de participar de uma competição de cabo de guerra.
Em clima de competitividade;* os estudantes usaram e abusaram da criatividade;* chegando a adaptar brinquedos aos robôs;* com a intenção de dar peso aos mesmos. A estratégia surpreendeu até mesmo o coordenador da oficina de robótica.
No total;* cerca de 80 alunos;* divididos em 20 equipes de 4;* participaram da competição de robôs. A equipe campeã apresentou o robô mais robusto;* com a programação adequada.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação;* o trabalho desenvolvido nas oficinas de robótica reflete não somente no desempenho escolar da criança;* mas também na formação do caráter;* contribuindo;* assim;* para a formação de pequenos cidadãos preparados para resolver situações por meio do trabalho em equipe.
Além de incentivar o raciocínio lógico para a resolução dos problemas;* o desafio trabalha também outros conteúdos da sala de aula;* como a língua portuguesa e a física.
De acordo com a Secretaria;* a matéria de física foi trabalhada quando os alunos definiram o peso do robô e como iria ser feita a construção do trabalho pedido.
Já a matéria de português é constantemente utilizada;* já que o robô só reconhece as funções quando são escritas corretamente e de acordo com as normas de língua portuguesa. No trabalho;* a matemática também é muito utilizada;* entre outras disciplinas.
Toda a aprendizagem aplicada na oficina de robótica;* para a resolução dos problemas;* é trabalhada com as crianças como conceitos básicos;* sendo que as disciplinas ensinadas geralmente são para alunos do ensino médio. Segundo a Secretaria;* a ação ajuda a criança a ter mais conhecimento e a se interessar cada vez mais por aprender e pela escola.
Robótica
Trabalhar com a robótica ajuda a desenvolver as competências cognitivas dos alunos;* pois exige a mobilização de muitos conhecimentos;* principalmente da matemática e favorece ainda a aquisição de novos saberes de forma prazerosa.
Além disso;* a oficina contribui para que os alunos se tornem mais autônomos e responsáveis e desenvolve também habilidades que incentivam a formação profissional nas áreas de engenharia;* informática;* matemática;* física;* ciências e outras.
Para a Secretaria;* as aulas de robótica reforçam o comprometimento com a Educação e proporcionam ferramenta de tecnologia que é importante para a aprendizagem e a vida profissional dos alunos;* uma vez que a tecnologia está presente em nossas vidas;* no nosso dia a dia;* seja em empresas;* ocupando funções operárias;* seja executando funções cotidianas;* facilitando a vida de quem precisa.
As oficinas são oferecidas aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal;* em período contrário ao das aulas regulares. As aulas são ministradas pelo instrutor de robótica Daniel Santos da Silva.
Tupã