As aulas de Arte na EMEF. Professor João Geraldo Iori voltaram de férias em ritmo novo e um pouco mais “barulhentas”. O motivo se deve ao novo projeto da educadora Valéria Batista PereiraGomes;* que está desenvolvendo;* nesse segundo semestre;* juntos aos alunos do 1º ao 5º ano;* a sequência didática intitulada “Os sons daqui e dali”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação;* a metodologia utilizada pela professora estimula os alunos a descobrir o mundo sonoro;* incentivando a criação de novos sons em sala de aula por meio de jogos pedagógicos.
De acordo com Valéria Gomes;* professora e criadora do projeto;* o método é viável em sala de aula;* pois utiliza qualquer material para fazer música.
“Esses jogos são viáveis para a realidade da sala de aula e não requerem a utilização de qualquer tipo de material sofisticado;* de difícil aquisição. Ao contrário;* trabalha-se com o corpo;* com a voz;* com pequenos objetos sonoros;* com diversos materiais;* inclusive papeis”;*relata.
A professora enfatiza ainda que dentro da sala de aula ‘o sucesso da aplicação dos jogos depende da capacidade do orientador observar a reação dos participantes e aproveitar as respostas para interagir e ir além com o grupo;* na busca de novos caminhos e métodos de ensino’. Destaca também que essa sequência está sendo desenvolvida por todos os professores de Arte da rede municipal;* porém;* cada professor tem total autonomia para inventar outros jogos de acordo com seus propósitos e fazer dessas atividades;* fonte de inspiração para o desenvolvimento de um trabalho amplo e rico em conteúdos.
Valéria Batista Pereira Gomes
A tupãense e professora de Arte;*que também é formadora da rede municipal;* é conhecida por inovar em sala de aula;* levando aos alunos diferentes métodos de ensino;* levando para as salas de aula um método atraente de ensinar a disciplina e mudar a visão da criança sobre a escola.
Outro projeto da professora;* intitulado por “Pinóquio em: verdade ou mentira?”;*ganhou destaque recentemente após ficar entre os 50 melhores projetos desenvolvidos em sala de aula em 2015;* no Prêmio Educador Nota 10;* da Fundação Victor Civita.
Tupã