Escolas municipais superam meta de 2015 e já alcançam meta para 2017

Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 15 de Setembro de 2016


Escolas municipais superam meta de 2015 e já alcançam meta para 2017 "

O município tem mais uma razão para comemorar este ano. O motivo se deve ao resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015;* em que Tupã ganhou destaque por superar a meta estabelecida na Rede Municipal de Ensino.

Os resultados do IDEB 2015 comprovam a melhoria significativa da qualidade de ensino nas escolas municipais de Tupã. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação;* as escolas municipais atingiram;* já no ano passado;* a meta fixada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação para o ano de 2022;* quando todas as escolas públicas do país devem alcançar nota 6;* média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

O IDEB de 2015 avaliou as quatro escolas municipais que atendem alunos do 1º ao 5º ano;* EMEF “Professor Odinir Magnani”;* EMEIEF “Governador Mário Covas”;* EMEF “Professor João Geraldo Iori” e a EMEIEF “Professor Thiago Leandro”.

Com exceção da EMEIEF “Thiago Leandro”;* inaugurada em 2014 e avaliada pela primeira vez no ano passado;* não tendo;* portanto;* meta a ser alcançada;* todas as outras três escolas municipais também alcançaram antecipadamente as metas fixadas para o ano de 2017.

De acordo com os resultados;* a EMEF Odinir Magnani apresentou IDEB 6.5 em 2013 e em 2015 subiu para 6.6 atingindo a meta estabelecida pelo MEC.

A EMEIEF Mário Covas obteve IDEB 5.3 em 2013 e no ano passado atingiu IDEB 5.5;* ultrapassando a meta individual estabelecida para 2015;* que foi 5.3. O desempenho do ano passado também já atingiu;* de forma antecipada;* a meta prevista para 2017.

O mesmo aconteceu com a EMEIEF João Geraldo Iori;* que também superou a nota estabelecida para 2015. Segundo os dados;* em 2013;* a escola apresentou índice de 5.9. A meta fixada pelo MEC para 2015 era 6.0;* mas a escola se superou e atingiu IDEB de 6.2;* atingindo a meta estabelecida para 2017.

Já a EMEIEF Prof. Thiago Leandro;* que teve a sua primeira participação no IDEB;* também obteve ótimo desempenho;* atingindo o índice de 5.3;* nota considerada expressiva por ser uma escola iniciante.

Fora o índice individual de cada unidade escolar;* o índice geral do município;* que em 2013 foi de 6.0;* subiu em 2015 para 6.1. O desempenho no IDEB comprova a importância e eficácia dos investimentos realizados pela prefeitura e a seriedade e comprometimento da equipe da Secretaria Municipal de Educação;* que vem garantindo;* cada vez mais;* a melhoria da qualidade de ensino nas escolas mantidas pela prefeitura.

Esse também é o ponto de vista da vice-diretora da EMEIEF João Geraldo Iori;* Rosemeire Dias Pereira. Para ela;* o avanço do município no IDEB é reflexo de ações da Prefeitura em busca de uma educação melhor e mais desenvolvida.

“Eu me sinto muito feliz pelo resultado e gosto de lembrar que a população tem muito a comemorar nos últimos anos;* principalmente os professores;* pois há três anos a Prefeitura proporcionou aos professores a oportunidade de nos especializarmos com uma pós-graduação gratuita;* e tenho certeza de que boa parte dessas notas boas que atingimos no IDEB são consequência dessa formação de qualidade que a Prefeitura nos proporcionou e também a confiança que a Secretaria de Educação tem pelo nosso trabalho”;* revelou

Rosemeire contou ainda que antes do município passar por avaliação todos foram muito bem preparados e orientados a como trabalhar a educação com seriedade e capacidade.

“Um professor bem formado e capacitado tem como fazer um bom trabalho em sala de aula. O resultado do IDEB;* podemos dizer;* que é um trabalho em conjunto com a escola;* comunidade;* pais;* funcionários e Prefeitura. Desde o início;* foram feitas ações de incentivo a nós professores;* assim como ao mesmo tempo vieram as cobranças;* que graças a Deus conseguíamos realizar. Então;* eu acho que posso falar por todos os professores quando digo que somos agradecidos por essa formação que resulta no trabalho com o aluno na sala de aula e resulta nesse saldo positivo do IDEB;* muito obrigada à Prefeitura;* à Secretaria da Educação pelo incentivo e apoio de sempre”;* finaliza.

A Secretaria Municipal da Educação ressalta ainda que o resultado do IDEB de 2015 é consequência de um trabalho sério de quatro anos de dedicação e fortes investimentos na educação;* ações que foram desde a criação de projetos para alunos;* reuniões de pais;* cursos de formação para professores;* reformas e construção de escolas e até melhorias nas creches;* ensinando as crianças desde a pré-escola.

Além disso;* os resultados comprovam também o trabalho desenvolvido pelos professores;* enfatizando o comprometimento;* seriedade e a busca para oportunizar um ensino qualitativo aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a Secretaria;* por meio do IDEB;* ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação;* sendo;* portanto;* um condutor de política pública em prol da qualidade da educação. Trata-se da ferramenta ideal para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.

IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação que são o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Esses dois conceitos permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar;* obtidos no Censo Escolar;* e médias de desempenho nas avaliações do Inep.

O IDEB é calculado a partir de dois componentes “Taxa de Rendimento Escolar” (aprovação ou reprovação dos alunos) e “Médias de Desempenho nos Exames Padronizados” aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar;* realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para IDEBs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos IDEBs dos estados e nacional).

A meta nacional norteia todo o cálculo das trajetórias intermediárias individuais do IDEB para o Brasil;* unidades da Federação;* municípios e escolas;* a partir do compartilhamento do esforço necessário em cada esfera para que o País atinja a média almejada no período definido.

Tabela do IDEB 2015 de Tupã

IDEB OBSERVADO

METAS PROJETADAS

Escola

2005

2007

2009

2011

2013

2015

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2021

EMEF JOAO GERALDO IORI

4.7

4.8

5.6

5.3

5.9

6.2

4.8

5.1

5.5

5.7

6.0

6.2

6.5

6.7

EMEIEF MARIO COVAS

3.9

4.3

5.4

5.3

5.3

5.5

4.0

4.3

4.7

5.0

5.3

5.5

5.8

6.1

EMEF ODINIR MAGNANI

5.4

5.3

6.1

6.0

6.5

6.6

5.5

5.8

6.2

6.4

6.6

6.8

7.0

7.2

EMEIEF THIAGO ALVES DA SILVA LEANDRO

5.3

5.6

5.8

6.1

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Prefeitura da Estância Turística


Tupã