Conforme programada pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação antirrábica segue até hoje com o ponto itinerante da Praça dos 500 anos, na vila Abarca, com o objetivo de vacinar os animais que ainda não receberam a dose contra a doença da raiva.
A campanha que teve início no último dia 15 de agosto atingiu a meta estabelecida pelo Governo Estadual e Federal de vacinar 80% dos animais domiciliados. Até ontem, o número total de animais imunizados era de 15.526, o que corresponde a 80,60%.
No entanto, para os atrasadinhos que ainda não conseguiram levar seus animais para serem vacinados devem leva-los ainda hoje. Para isso, a Secretaria ressalta que é importante o dono levar os animais de estimação contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos.
Já os gatos devem ser conduzidos em gaiolas, transportadores, contidos em sacos de linhagem ou enrolados em cobertores ou mantas para facilitar a vacinação e não acontecer acidentes.
A recomendação é que todos os animais acima de três meses devem ser vacinados. Outra orientação é que o dono tenha em mãos a caderneta de vacina do animal. É importante lembrar que e os animais vacinados não devem ser submetidos a esforços físicos após a vacinação.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter os animais imunizados contra a doença e também de proteger a população, uma vez que a raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC).
A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e pode atingir os humanos. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. Devem ser vacinados cães e gatos, a partir de três meses de idade.
Tupã