A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã divulgou nessa semana o balanço geral da campanha de vacinação antirrábica na área urbana e rural do município.
De acordo com dados;* no total;* 16.811 animais domiciliados foram imunizados. A campanha teve inicio no dia 15 de agosto e foi concluída na última terça-feira (4).
Segundo a secretária Municipal de Saúde;* Rosangela Urel;* a meta;* estabelecida pelo Governo Estadual e Federal;* era de vacinar 80% dos animais domiciliados;* que corresponde a 15.526 cães e gatos.
“A campanha foi um trabalho de diversas servidores que se dedicaram muito para atingir a meta e por consequência de todo esse trabalho acabamos obtendo um balanço super positivo;* principalmente em relação às pessoas da zona rural”;* conta.
De acordo com a Secretaria;* na zona rural foram visitadas diversas residências na Estrada São Martinho; Estrada Progresso; Estrada Luar; Estrada Tininho; Estrada Chalé; Estrada Sabiá I e II; Estrada Caran; Estrada Thermas e outras estradas;* totalizando 3.632 cães e gatos imunizados.
Na área urbana de Tupã;* os postos de vacinação foram divididos em mais de 15 pontos pela cidade;* concentrando-se;* principalmente;* nas praças municipais e centros comunitários;* assim como foi feito no dia D de vacinação;* totalizando 10.379 animais vacinados.
A Secretaria ainda contabilizou 2.800 animais atendidos nas residências. O agendamento podia ser marcado na Secretaria somente para residências com mais de cinco animais.
De acordo com a secretária;* a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter os animais imunizados contra a doença e também de proteger a população;* uma vez que a raiva é uma doença infecciosa aguda;* causada por um vírus;* que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC).
“A raiva é uma doença fatal;* causada por um vírus que acomete mamíferos;* tais como cães e gatos;* bois;* cavalos;* porcos;* morcegos e pode atingir os humanos. A doença é transmitida principalmente pela mordida e arranhões;* unhadas ou lambidas de animais doentes”;* ressaltou.
A vacinação foi realizada em cães e gatos a partir de três meses de idade. A campanha foi totalmente gratuita;* priorizando sempre a saúde e segurança do animal.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados pelo vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença.
A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas;* arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.
Além disso;* o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento as autoridades de saúde devem ser informadas. A única forma de evitar a transmissão da raiva no animal de estimação é através da vacina.
Tupã