A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu na última semana mais duas doações de lixeiras de empresas privadas. A iniciativa faz parte de um projeto lançado pela Secretaria que visa parceria com a iniciativa privada de Tupã;* com o objetivo de manter a cidade limpa e organizada.
Com as novas doações;* Tupã conta agora com oito lixeiras de porte grande;* que já foram devidamente instaladas em estradas estratégicas de Tupã;* na estrada de Universo e uma na vicinal Moacir Pinto;* conhecida como rua do aeroporto.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues;* popularmente conhecido por “Zé Vinagre”;* a meta até o fim do ano é instalar no mínimo 10 lixeiras de porte grande em diversos pontos do município;* tanto em área urbana quanto rural.
“Nós iniciamos esse projeto com o objetivo de tornar a cidade e as estradas rurais de Tupã mais limpas e;* por consequência;* melhorar a qualidade de vida da população. Graças a Deus nós estamos sendo muito bem atendidos pelas empresas privadas;* que estão nos apoiando e fazendo suas doações na medida do possível”;* conta.
Segundo Zé Vinagre;* a Prefeitura vem mantendo conversas periódicas com empresários interessados em investir na cidade. “O projeto consiste em solicitar a empresários tupãenses;* doações de lixeiras de porte grande para serem instaladas em diversos pontos do município;* evitando o descarte incorreto do lixo”;* esclarece.
O secretário ainda agradece as doações e ressalta a importância de ações como esta para o município e para a saúde da população.
“Eu gostaria de agradecer a todas as empresas que vem realizando as doações;* especialmente ao Antonio de Souza Ferreira;* da Unipetro; ao Luis da Torno Tech e o Valdemar Stort;* da Dipawa;* pela doação das lixeiras restantes;* e gostaria de lembrar ainda que pequenos atos como esse é que faz a diferença no nosso município”;* comenta.
O empresário interessado em realizar doações de lixeiras pode entrar em contato direto com o secretário de Meio Ambiente por meio do telefone 3496-3346.
Descarte incorreto
As medidas e projetos desenvolvidos pela Secretaria têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população por meio da limpeza da cidade e também das estradas rurais.
Segundo a Secretaria;* desde que foi implantada a coleta seletiva em Tupã;* há mais de 10 anos;* a Prefeitura recolhe em média de 2 toneladas de lixo reciclável por dia;* fora o lixo orgânico;* que corresponde a uma média de 80 toneladas ao dia.
“Tupã hoje é uma das cidades da região que mais produzem lixo;* mas infelizmente;* mesmo com todas as medidas de coleta e descarte;* ainda existem pessoas que realizam o descarte incorreto do lixo;* jogando moveis;* lixo doméstico e outros itens em estradas e terrenos baldios”;* conta.
Para a Secretaria;* ainda falta muito para a Prefeitura atingir 100% da coleta de lixo;* mas para isso é necessária à conscientização dos munícipes com o descarte de lixo no local e em dias corretos;* já que a Prefeitura mantém um cronograma de recolhimento de lixo reciclável e orgânico na cidade.
Zé Vinagre alerta ainda que o descarte inadequado de lixo é crime ambiental e pode resultar em multa no valor de 15 UFMs (R$ 1.077;*60) ou até a detenção do cidadão.
“Nós pedimos a colaboração dos munícipes para ajudar a manter a cidade sempre limpa e bem vista. Nós realizamos nosso trabalho ininterruptamente;* mas para que isso prevaleça;* precisamos da colaboração de todos”;* ressalta.
A população pode colaborar ainda denunciando descartes incorretos de lixo ligando nos telefones 0800-7731600 ou 3404-1000.
Tupã