A Prefeitura de Tupã por muitas vezes criou projetos e parcerias a fim de melhorar a qualidade de vida e de serviço a população. Um dos projetos realizados foi oferecer mais qualidade nos atendimento fisioterapêutico por meio de uma parceria com o curso de Fisioterapia da Fadap/FAP.
Os tupãenses;* que por muitas vezes não possuem condições de buscar atendimento fisioterapêutico na rede particular;* contam com um atendimento especializado gratuito e de qualidade;* do qual atende 100% da demanda.
De acordo com o professor e coordenador dos estágios do curso de Fisioterapia da Fadap/FAP;* Fernando Borges;* a parceria obteve grande sucesso;* conseguindo zerar a demanda reprimida para esta especialidade;* atendendo hoje uma média de 550 pacientes.
Segundo dados de atendimento;* por mês são realizados uma média de 1.500 procedimentos fisioterapêuticos em domicilio;* totalizando desde o início do ano aproximadamente 12 mil atendimentos.
Já os atendimentos na clínica passam dos 4 mil procedimentos fisioterapêuticos por mês;* totalizando aproximadamente 48 mil atendimentos desde o início do ano.
“Os números de sessões por paciente variam de acordo com a prescrição médica;* ou seja;* o paciente realiza o número de sessões prescrito e a partir da alta abre vaga para outro paciente. No entanto;* não estamos tendo listo de espera e assim que a vaga é solicitada o paciente á inicia as sessões”;* conta.
Segundo Fernando;* os atendimentos são realizados pela Clínica de Fisioterapia da Fadap/FAP;* que oferece serviços nas áreas de fisioterapia geral (ortopedia;* urologia;* vascular);* fisioterapia neurológica e fisioterapia domiciliar (home care) para os pacientes acamados;* idosos ou com mobilidade reduzida.
De acordo com o coordenador de estágio do curso de fisioterapia;* os atendimentos são realizados gratuitamente pelos alunos do último ano do curso de Fisioterapia da Fadap/FAP;* que além de ter conhecimento adequado e necessário para realizar os procedimentos;* possuem a supervisão de professores altamente qualificados;* que fazem parte do quadro acadêmico da faculdade.
“Mais que agilizar e ampliar o acesso o atendimento às pessoas que necessitam de tratamento fisioterapêutico;* a parceria entre a prefeitura e a Fadap/FAP vem proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes;* através de ações de prevenção que ajudam a evitar a reincidência dos problemas”;* afirma.
Além disso;* a parceria também contribui para o processo de formação dos alunos;* que têm a oportunidade de adquirir maior conhecimento prático complementando o ensino e a aprendizagem acadêmica;* além de promover maior consciência sobre a importância do atendimento humanizado no processo de formação do profissional.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde;* Rosangela Urel;* o acesso ao serviço é realizado através da unidade de saúde (UBS ou USF) a que o paciente pertence.
“Para receber o atendimento o paciente entrega a prescrição de fisioterapia na unidade de saúde em que é atendido. Todo paciente com prescrição médica do SUS para a especialidade de fisioterapia pode ser atendido pela parceria”;* conta.
Em seguida o pedido é encaminhado ao setor de agendamento da Secretaria de Saúde;* que faz a solicitação de vaga no Serviço de Fisioterapia da Fadap/FAP.
“O tratamento e acompanhamento são iniciados no momento em que a vaga é solicitada;* considerando a urgência de cada caso. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira;* nos horários das 7h30 às 11h30 e as 13h às 17 horas.
Tupã