As aulas de inglês;* oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria da Educação do Município;* que tiveram início no mês de fevereiro nas tanto nas escolas municipais como no Centro de Educação integrada (CEI);* tem conquistado os alunos pelas formas como são ministradas.
De acordo com a professora Jussara Linhares Murini da escola de Tempo Integral EMEF “Professor João Geraldo Iori”;* os alunos na faixa etária de 8 a 10 anos do 3º ao 5º ano;* aprendem dentre várias atividades;* o vocabulário referente a alimentos.
Segundo ela;* o objetivo desta atividade;* é reforçar o vocabulário já aprendido em sala de aula;* bem como introduzir;* na prática;* novas expressões relacionadas à comida. “Os alunos aprendem a falar sobre o que estão comendo;* identificando os alimentos;* dizendo se gostam deles ou não. Ao mesmo tempo;* aprendem a pedir e a agradecer quando são servidos”.
A professora explicou que a atividade foi desenvolvida inicialmente em sala de aula e em outro momento;* no refeitório da escola para que além de aprender a pronunciar o nome de cada alimento;* os alunos pudessem realizar de forma dinâmica e prazerosa a montagem de um espetinho de legumes;* verduras e pão (lanche) e degustá-lo.
“Acredito que dessa forma;* a aula ao invés de maçante;* se tornou atraente;* interessante;* participativa e principalmente rica em conteúdo e conhecimentos por parte dos pequenos alcançando assim os objetivos propostos por esta oficina”;* afirmou.
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* as aulas de inglês é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças. De acordo com ela;* o objetivo maior da inserção da língua inglesa no Ensino Fundamental é dar subsídios e motivação aos alunos das séries iniciais a comunicar-se na Língua Inglesa;* fazendo com que o aluno vivencie experiências do seu cotidiano e adquira vocabulário de forma gradativa;* desenvolvendo as habilidades de comunicação em situações reais.
“Acreditamos que a interação entre alunos e professor faz com que se perceba que o Inglês faz parte do cotidiano e que se encontra presente nas propagandas;* outdoors;* internet;* brinquedos;* menus;* jogos eletrônicos e muitos outros contextos. Além disso;* a Língua inglesa;* cultura e os hábitos dos americanos também promove o desenvolvimento da identidade linguística e cultural do próprio aluno”;* finalizou.
Tupã