Homenagens marcam cerimônia de entrega do livro “Antologia Tupãense”

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016


Homenagens marcam cerimônia de entrega do livro “Antologia Tupãense” "

Foi realizado na tarde de ontem a entrega do livro ""Antologia Tupãense"";* que faz parte do 5º Festival de Literatura do Prêmio Nacional de Artes. A solenidade foi realizada no Clube dos Comerciários e contou com a presença de secretários municipais;* além de alunos que foram premiados no festival;* representantes das escolas de Tupã;* escritores;* contadores de história;* membros da Academia Tupãense de Letras;* Ciências e Artes (ATLECA) e também o prefeito municipal;* Manoel Gaspar.

Além da entrega do livro;* a solenidade também homenageou a gerente do Museu Índia Vanuíre;* Tamimi Rayes Borsatto;* peloas trabalhos prestados em prol a cultura tupãense. Junto com o evento também aconteceu a 7ª Mostra Cultural Estudantil Professor Altino Martinez;* realizado pelo grupo Ágora Cultural.

Em discurso;* o secretário Municipal de Cultura;* Anderson Medeiros;* falou sobre a importância do livro para a população tupãense e lembrou o quão importante é incentivar a leitura.

“Eu estou muito feliz de estar realizando essa entrega de uma obra tão importante para a população tupãense;* já que envolve a educação e a cultura do nosso município e também a arte da escrita e da leitura. A entrega dessa obra;* além de ser uma premiação do 5º Festival de Literatura do Prêmio Nacional de Artes também serve como um estímulo a produção literária e o gosto pela leitura pelos estudantes e população em geral”;* conta.

De acordo com Anderson;* o projeto também estimula os talentos literários brasileiros e um cria intercâmbio literário com outras cidades brasileiras;* promovendo ainda mais a arte e cultura.

“Acredito que através da literatura formamos pessoas mais cultas e que agregam valores mais sensíveis ao mundo. Esse livro foi feito com a participação de diversas pessoas;* entre eles adultos e crianças e também pessoas do Brasil inteiro;* e eu me sinto muito feliz por ver o numero de obras que existem no livro e principalmente o numero de crianças que participaram desse projeto;* que sem dúvida nenhuma foi um sucesso absoluto”;* disse.

Ainda em discurso o secretário agradeceu ao prefeito Manoel Gaspar pelo apoio e incentivo a cultura e também lembrou do trabalho do ex-secretário de cultura;* Charles dos Passos;* que esteve a frente da pasta durante o 5º Festival de Literatura do Prêmio Nacional de Artes.

“Essa obra ela tem um pedacinho de sonho e desenho de cada participante e eu só tenho a parabenizar a essas pessoas que participaram;* inclusive ao Charles dos Passos pelo ótimo trabalho a frente da Sceretaria de Cultura e também ao prefeito Manoel Gaspar por acreditar nessa ideia e por apoiar a cultura de Tupã”;* finalizou.

Na sequencia foi chamada a representante da ATLECA;* Elizabety Manrique Moreno;* que estava representando o presidente da ATLECA Alcione Alcântara Gonçalves. Durante discurso;* Elizabety parabenizou a organização do 5º Festival de Literatura;* os escritores e alunos premiados e também aos secretários Municipais de Cultura e de Educação pelo trabalho desenvolvido no município e ressaltando a importância da cultura no município.

“O festival de literatura é um grande incentivador na produção literária e de talentos individuais;* promovendo o intercambio literário de Tupã e outras cidades do país e também desenvolve o gosto e do âmbito da leitura. Esse mundo que nós vivemos hoje é muito corrido e complexo;* nós convivemos com noticias tristes e situações ruins e como consequência as pessoas começam a se fechar e é muito bom quando vemos que com a literatura podemos mudar um pouco dessa realidade;* por isso gostaria de parabenizar a todos que participaram dessa obra e enxergaram por meio dos temas tratados um país melhor;* um mundo melhor;* possibilitando para Tupã um belíssimo livro”;* finalizou.

Em seguida;* o diretor da escola Adventista de Tupã;* Harlei Marcio Cantori;* ressaltou também a importância do evento para o município e parabenizou os escritores e alunos premiados.

“Eu gostaria de parabenizar a todos os organizadores por desenvolver esse projeto do livro;* ao prefeito por apoiar a ideia e também parabenizar a todos que participaram dessa obra;* inclusive os alunos da escola adventista;* pois eu sei que essa iniciativa contribuiu muito com o desenvolvimento intelectual deles. São eventos como esse que o nosso município e nossas crianças precisam”;* comentou.

Também em discurso;* o prefeito Manoel Gaspar relembrou as ações desenvolvidas pelas Secretarias de Cultura e de Educação e ressaltou a importância de um município investir na educação e na cultura.

“Durante esses quatro anos de mandato eu sempre frisei a importância de investir na educação;* pois o futuro do nosso país são as nossas crianças e com educação se muda o mundo. Hoje vemos um exemplo muito bonito de crianças que mudaram sua realidade e participaram dessa obra tão importante para a nossa cidade;* deixando na história de Tupã suas palavras;* desejos e memórias;* por isso me sinto muito feliz por poder presenciar esse momento único e extremamente importante”;* comentou.

Gaspar também relembrou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e parabenizou os alunos e escritores premiados que fizeram parte do livro “Antologia Tupãense”.

“Gostaria de parabenizar a Secretaria de Cultura que iniciou esse belíssimo projeto;* a Secretaria de Educação pelas ações e atividades desenvolvidas em torno da literatura;* ao Charles dos Passos pela iniciativa e também aos alunos e os escritores que deixaram suas marcas no nosso município. Estão todos de parabéns e a obra é realmente muito linda”;* finalizou.

Após a entrega dos livros aos alunos e escritores premiados;* o evento contou com uma apresentação de poesia para as crianças e depois foi servido um lanche para o público presente.

O livro foi realizado com participação de diversas pessoas e as poesias foram selecionadas por meio de categorias;* sendo que Tupã participou de 4 categorias. O 1º colocado ganhou 40 exemplares da “Antologia Tupaense”;* o 2º ganhou 20 e o 3º ganhou 15 exemplares.

Na categoria Livre o 1ª lugar ficou com Andreia Palmeira;* de São Paulo com a poesia “Carta de Recomendação”. Já Flor Aida Peregrino da Silva;* de Tupã;* recebeu o 2ª lugar com a poesia “Para Alguém Que Não Conheci” e o 3º lugar ficou com o Cristiano vieira do Rio Grande do Sul;* com a poesia “Quisera eu”.

Na categoria Ensino médio o 1º lugar ficou com a aluna do 1º ano do Ensino Médio;* Letícia Vanessa Pelegrini Ribeiro de Tupã;* estudante do Colégio Adventista de Tupã;* com a poesia “Ideal Black”. Já o 2º lugar foi conquistado pelo aluno do 1º ano do ensino médio;* Lucas Dionísio machado Martins do Colégio Adventista de Tupã;* com a poesia “O Lado Obscuro das Ruas”.

Na categoria Ensino Fundamental 2;* Tema “Meu País”;* o aluno Alex Augusto Crespan;* do 6º ano D do Colégio Adventista de Tupã “ com a poesia “País Nota Mil”. O 2º lugar ficou com a aluna do 6º ano A;* Gabriele Vitoria Silveira Siqueira;* também do Colégio Adventista de Tupã;* com a poesia “Meu país não é mole não”. E o 3º lugar ficou com aluna da 8ª série B;* Natalia iani Oliveira da escola “Dr. Lelio Toledo Piza de Almeida” com a poesia “Meu lugar”.

Já a categoria Ensino fundamental 1;* que teve como tema “Brasil”;* ficou com o 1º lugar a aluna do 2º ano do Colégio Adventista de Tupã;* Ana Sophia Kuzuhara. Já a aluna do 3º ano;* também do Colégio Adventista;* Thayza Anzelote Barrueco;* ficou com o 2º lugar. O 3º lugar ficou com a aluna Yasmin Roque Rufino do 4º ano da escola “Professor Odinir Magnani”.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã