A EMEIEF “Professor José Maris” encerrou na última semana;* a 2ª etapa do projeto de “Literatura e Formação de Leitores”. O projeto tem por objetivo principal;* despertar nas crianças o gosto pelo texto literário e desenvolver o lado lúdico da leitura.
Segundo Luciana Leal;* secretária municipal de Educação;* a apresentação dos alunos foi realizada no último dia 27;* no início de cada período letivo e contou com a participação da equipe escolar;* dos pais e também da equipe da Secretaria Municipal da Educação.
Segundo ela;* os alunos do pré I desenvolveram atividades voltadas à obra literária “Contos de bichos do mato” de Ricardo Azevedo que apresenta mitos e lendas dos animais das florestas brasileiras;* mostrando que nem sempre os mais fortes são os que “vencem”;* mas os mais espertos e habilidosos.
“Já os alunos do Pré II estudaram a obra literária “O carteiro chegou” de Janet & Allan Ahlberg;* que traz um trabalho de intertextualidade intergêneros entre contos infantis e gêneros textuais epistolares e atuais”;* explicou.
A professora Tálita Ali Barbo destacou que o projeto é fundamental na formação de leitores;* pois os alunos desenvolvem o gosto pela leitura desde cedo. Por fim;* são capazes de fazer indicações literárias;* mostrando autonomia e principalmente define o nível crítico em suas escolhas.
“Esse projeto é muito valioso;* pois mesmo sem saber ler convencionalmente;* eles adquirem hábitos saudáveis de leitura;* além de sentir prazer pela prática da leitura”;* disse.
A professora ressaltou que;* durante as apresentações;* as crianças declamaram quadrinhas e trechos do livro;* cantaram e dançaram. Segundo ela;* as apresentações e todo trabalho desenvolvido durante esse bimestre comprovam que;* por meio da leitura como prática educativa na Educação Infantil;* desperta;* incentiva e estimula as crianças para serem leitores de diversos gêneros textuais.
“As histórias ajudam a criança a liberar sua criatividade;* imaginação;* emoção e o fascínio pela leitura e escrita de uma maneira lúdica;* pois é uma fonte inesgotável de prazer;* permitindo ao mesmo tempo sorrir;* chorar e refletir sobre suas experiências;* conseguindo uma maturidade intelectual;* promovendo conhecimentos em múltiplas aprendizagens”;* finalizou a professora.
Tupã