As famílias tupãenses de baixa renda;* cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);* poderão trocar gratuitamente suas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED;* mais modernas e econômicas.
A ação é uma parceria entre o Conselho Municipal do Cadastro Único;* Secretaria Municipal de Assistência Social e a Energisa. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* poderão ser distribuídas mais de 2 mil lâmpadas entre as famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica;* contribuindo para o uso adequado e eficiente da energia elétrica e garantindo menor consumo e maior economia.
Segundo Isaura;* para ser beneficiado com a troca de lâmpadas o interessado deve comparecer à Coordenação do Cadastro Único;* localizada na rua Tapajós;* 999;* no período de 3 a 30 de novembro;* para atualizar seus dados.
O coordenador do Cadastro Único em Tupã;* Márcio Lira;* explicou que para atualizar o cadastro o interessado deverá apresentar vários documentos pessoais;* incluindo Carteira de Identidade;* CPF;* Certidão de Nascimento ou Casamento;* Número do Número de Identificação Social (NIS);* Título de Eleitor e a última conta de energia (que não precisa estar paga).
Caso haja necessidade;* os atendimentos para atualização do cadastro poderão ser agendados;* com objetivo de otimizar o serviço e agilizar a atualização cadastral. Márcio Lira informou também que para efetuar a troca de lâmpadas basta a família com cadastro atualizado levar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas ou até queimadas ao Cadastro Único e trocar por lâmpadas de LED.
O coordenador do Cadastro Único ressaltou ainda que será permitida a troca de no máximo 7 lâmpadas por residência e que não serão aceitas lâmpadas quebradas.
Tarifa Social de Energia
A Tarifa Social de Energia Elétrica proporciona aos clientes residenciais de baixa renda desconto na conta de luz para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente. O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família devidamente inserida no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal atualizado.
Para ser atendido pela Tarifa Social de Energia Elétrica é necessário estar inserido no Cadastro Único. Quem ainda não estiver inscrito deve procurar a Coordenação do Cadastro Único de Tupã;* que atende das 7 às 13 horas;* ao lado do Ambulatório de Especialidades Municipal.
O interessado também deve atender critérios específicos da Tarifa Social;* como ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo. Em caso de renda mensal de até três salários mínimos; ter membro da família portador de doença cujo tratamento ou procedimento médico requeira uso continuado de aparelhos e possuir equipamentos ou instrumentos médicos que dependam da energia elétrica; ou que recebam benefício da Prestação Continuada (BPC).
O beneficiário novo;* assim que o número for informado (NIS) pelo Cadastro Único;* deve se dirigir até agência de atendimento da Energisa. A agência de atendimento funciona de segunda à sexta;* das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas;* na avenida Tamoios;* 1.485.
O desconto na conta de luz para os clientes que atendem os requisitos para adesão ao Programa Tarifa social varia de acordo com o consumo da família. Até 30 kWh/mês;* o desconto é de 65%;* uma família que consume de 31 a 100 kWh/mês recebe desconto de 40%; já se usarem de 101 a 220 kWh/mês;* o benefício cai para 10%. E quem consome acima de 220 kWh/mês;* não tem desconto.
Tupã