"
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra;* comemorado no dia 20 de novembro;* a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma noite de muita diversão;* música e cultura durante o Arte na Praça de hoje.
Além disso;* a população contará também com Praça de Alimentação;* Exposição de Artesanatos e o Bailão do Nati (Núcleo de Apoio a Terceira Idade). O evento terá início às 19 horas;* na Praça da Bandeira.
Segundo o secretário municipal de Cultura;* Anderson Medeiros;* o Arte na Praça de hoje contará com diversas atrações;* incluindo;* Rogério Mc;* Da City;* 1 A Zero;* Fusão W;* Craw;* Segundo Plano e KLX.
“Nós pensamos nessas atrações para a nossa noite de quinta-feira em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Por isso;* vamos realizar a apresentação individual de cada cantor e depois teremos uma batalha de rimas para alegrar a noite da população”;* disse.
Após as apresentações musicais;* acontecerá também uma reflexão sobre a importância da consciência negra dentro da cultura Hip Hop. O secretário agradeceu ainda a parceria da Secretaria de Cultura com o projeto Hip Hop Tupã “A Rua”. Segundo ele;* é fundamental parcerias como essa para a realização de eventos culturais;* levando música;* arte e cidadania para o público.
“Agradeço a parceria com Hip Hop Tupã;* pois através de parcerias como essas;* conseguimos realizar eventos importantes como esse. Infelizmente vivemos em um mundo cheio de preconceito e através de palestras;* conversas e eventos como esses que vamos realizar amanhã;* é possível que algumas pessoas pensem de forma diferente e mais humana”;* disse.
Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro;* criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519;* de 10 de novembro de 2011.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de ""Zumbi dos Palmares"";* em 1695. Sendo assim;* o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral;* desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos;* visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito;* ou seja;* da inferiorização perante a sociedade.
"Tupã