Acontecerá no dia 27 de Julho a partir das 9 horas da manhã, com duração prevista até as 17 horas a II Conferência Municipal de Cultura.
Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura/Plano Municipal de Cultura”, a II Conferência Municipal de Cultura, está vinculada às conferências estaduais e nacionais. Neste encontro, a cultura é enfatizada como desenvolvimento humano, elemento que garante diálogo e respeito às diferenças promovendo o entendimento entre as pessoas.
Um momento importante da plenária cultural é o debate, e a aprovação do Plano Municipal de Cultura, instrumento norteador das iniciativas e políticas de fomento à arte e à cultura dos tupãenses e, um dos pilares do Sistema Nacional de Cultura.
As metas deta Conferência,são elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura em nosso município; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura; e eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.
Durante o evento, os participantes vão elencar as propostas e eleger delegados para a etapa estadual, que deverá ser realizada até o dia 29 de setembro. Já a etapa nacional acontece em Brasília, entre os dias entre 26 e 29 de novembro.
"A Conferência tem como objetivo promover a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação do Sistema Municipal de Cultura; debater experiências de elaboração e implementação de Planos Municipais de Cultura; discutir a cultura local; propor estratégias para o fortalecimento da cultura; promover o debate e o intercâmbio de conhecimentos; promover aos artistas locais o acesso aos meio de produção de cultura; facilitar a formação de fóruns e redes locais em prol da Cultura e contribuir para a integração das políticas públicas locais".Explicou o Secretário Charles dos Passos
Tupã