"
A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura implantaram o projeto ""Geloteca"" desde o início do ano em Tupã. Já foram inauguradas 7 Gelotecas durante o projeto Arte na Praça Itinerante.
As geladeiras;* recheadas de sonhos;* contos e muito conhecimento;* foram inauguradas nas Praças ""Anísio Carneiro"" (Findalinha);*""Antônio Alves dos Santos"";* ""João Ângelo Colucci"";* ""Parque do Atleta"";* ""Praça da Figueira"";* ""Salvador Oliveiros"";* Manoel Tomé do Nascimento (Thomézinho).
""Nós inauguramos 7 novas Gelotecas ao longo do projeto;* porém 3 delas tivemos que retirará-las;* pois foram alvo de vandalismo. Infelizmente foram retiradas as Geladeiras do Parque do Atleta;* Praça da Figueira e Praça Antônio Alves dos Santos"";* disse.
O secretário ressaltou o quanto é importante que a população;* além de doar os livros;* também cuidem desse monumento que contém tanto conhecimento;* pois as Gelotecas possibilitam o desenvolvimento da escrita e do vocabulário correto;* estimula a imaginação e a criatividade e impulsiona a vida pessoal e profissional do cidadão.
""É importante que a população cuide das Gelotecas;* pois é um projeto cultural que visa incentivar o hábito da leitura nas pessoas;* já que a cada dia que passa isso torna-se mais raro por causa da tecnologia;* é incentivar a leitura nas crianças;* é conhecimento é adquirir informação. Por esses fatores a Geloteca torna-se fundamental para cidade"";* explicou.
Todos que tiverem livros que já não utilizam mais;* podem fazer a doação diretamente na Gelotecas encontradas nas praças ou ainda entregar na Secretaria de Cultura das 7 às 13 horas.
A população encontra todos os tipos de gêneros nas Gelotecas existentes;* desde um livro infantil até mesmo livros de nível de graduação. Segundo ele;* a Geloteca possibilita que os munícipes criem hábitos da leitura e da melhor forma;* ao ar livre.
""Colocamos de tudo um pouco para atingir todas as pessoas;* de todas as idades e classes sociais. Lembrando que todos os livros colocados são doações que a população realizou para nós;* portanto agradecemos imensamente a doação dos livros e das geladeiras. Nosso objetivo é fazer com que a população tenha gosto pela leitura"";* disse.
Anderson completou informando que a ideia é que os munícipes possam usufruir dos livros;* seja lendo na própria praça;* mas também podem levar para a casa e devolver após o término da leitura. “O importante do projeto é que os livros circulem. A Geloteca não tem regras;* o importante mesmo é levar o livro para mais perto das pessoas”;* completou.
O secretário ressaltou também que no dia 2 de dezembro;* a Secretaria vai lançar o projeto “Geloteca na Escola”;* na escola “Sebastião Teixeira Pinto”. Segundo ele;* essa foi uma idéia sugerida pelo professor Márcio Murini com o objetivo de ajudar no processo educacional das crianças;* levantando temas como reciclagem;* o gosto pela leitura;* além de melhorar a socialização entre as crianças.
Anderson finalizou informando que a última Geloteca desse ano será inaugurada durante o encerramento do “Natal de Luz”;* onde a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” se apresentará para abrilhantar ainda mais a noite. O evento será realizado
no dia 23 de dezembro;* na Praça da Bandeira. Anderson convidou toda a população a fazer parte de mais esse evento cultural;* realizado pela Prefeitura;* por meio da Secretaria de Cultura para levar muita diversão e cultura ao público.
"Tupã