Encerra hoje a 9ª edição da campanha “Fique Sabendo 2016”;* realizada pela Prefeitura de Tupã;* por meio do Programa Municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde. A ação teve início na última sexta-feira (25);* junto com a Campanha “Novembro Azul”.
De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã e também Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais;* Anaile Virginia Genovez Michelotti;* a campanha “Fique Sabendo” é uma ação estadual;* que se encerra hoje;* em todo o estado;* em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No entanto;* em Tupã;* a campanha será encerrada no próximo dia 8;* para atender a toda a população.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde;* o Ambulatório de Moléstias Infecciosas está realizando testagens rápidas de HIV;* Sífilis e Hepatites B e C em diversos pontos da cidade através o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento);* visando facilitar o acesso de pessoas que pretendem realizar os testes e participar da Campanha.
De acordo com Anaile;* o objetivo da campanha é ampliar o acesso da população ao teste de HIV;* além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.
Segundo ela;* no estado o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS melhorou;* mas ainda há muitas pessoas que não conhecem seu status sorológico e não tem oportunidade de realizar os testes.
“Por isso a Secretaria Municipal de Saúde;* junto com o Ambulatório de moléstias;* estará realizando a campanha para que as pessoas possam fazer essa testagem e souberem das suas condições”;* completa.
De acordo com o cronograma de testagens;* no dia 1 de dezembro o CTA Móvel estará na Praça da Bandeira das 7h30 às 11h30;* no dia 5 as testagens serão realizadas no Distrito de Parnaso das 9h às 12h;* no dia 6 o CTA Móvel estará no Distrito de Universo das 9h às 12h e no próximo dia 8 os teste rápidos serão realizados no Distrito de Varpa;* também das 9h às 12h.
Segundo Anaile;* em 2014;* o Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais;* assumiu frente à comunidade internacional. O desafio proposto pela UNAIDS é de atingir até 2020 a meta 90/90/90.
“Ou seja;* a meta é que até 2020 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus;* 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente e 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral;* levando-a a níveis indetectáveis”;* explica.
Anaile ainda explica que antes de realizar algum teste para HIV é importante observar a janela imunológica que nada mais é que o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue.
“Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos;* o que confirmará a infecção pelo vírus”;* afirma.
De acordo com ela;* o período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo.
“Na maioria dos casos;* a sorologia positiva é constatada em 30 dias após a exposição ao HIV. Porém;* existem casos em que esse tempo pode ser maior”;* conta.
Ainda segundo Anaile;* se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica;* há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo. Portanto;* é recomendado esperar mais 30 dias e fazer o teste novamente.
É importante que;* no período de janela imunológica;* a pessoa tenha relação sexual com preservativos;* não compartilhe seringas;* pois;* se estiver realmente infectada;* já poderá transmitir o HIV para outras pessoas. O exame de HIV não precisa de jejum para ser realizado.
“Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas;* agulhas e outros objetos cortantes com outras pessoas. O preservativo está disponível em nosso município em vários pontos de distribuição;* entre eles: rede pública de saúde;* algumas academias;* instituições sociais;* algumas empresas privadas;* entre outras”;* concluiu.
Meios de contágio
Como o HIV;* vírus causador da AIDS;* está presente no sangue;* sêmen;* secreção vaginal e leite materno;* a doença pode ser transmitida de várias formas como sexo sem camisinha; de mãe infectada para o filho durante a gestação;* o parto ou a amamentação; uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado com o HIV e também instrumentos que furam ou cortam;* não esterilizados.
Ainda hoje;* o diagnóstico tardio contribui para a morte de 7 pessoas por AIDS todos os dias no estado. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a AIDS é a quarta causa de morte entre mulheres entre 20 a 39 anos e a quinta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.
Tupã