Encerra amanhã;* em Tupã;* a 9ª edição da campanha “Fique Sabendo 2016”. A campanha foi encerrada em todo o estado no último dia 1 de dezembro;* no entanto;* no município;* a Prefeitura prorrogou a campanha para atender a toda a população;* inclusive os distritos.
Realizada pela Prefeitura de Tupã;* por meio do Programa Municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde;* a ação teve início no dia 25 de novembro;* junto com a Campanha “Novembro Azul”.
De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã e também Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais;* Anaile Virginia Genovez Michelotti;* a campanha tem como objetivo principal ampliar o acesso da população ao teste de HIV;* além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.
“O Fique Sabendo se consiste na realização de testagens rápidas de HIV;* Sífilis e Hepatites B e C em diversos pontos da cidade através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA);* visando facilitar o acesso de pessoas que pretendem realizar os testes e participar da Campanha”;* conta.
De acordo com o cronograma do CTA móvel;* amanhã a equipe Ambulatório de DST encerrará as testagens no Distrito de Varpa;* com atendimento das 9h às 12h.
Dicas importantes
Segundo a enfermeira Anaile;* antes de realizar algum teste para HIV é importante observar a janela imunológica que nada mais é que o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue.
“Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos;* o que confirmará a infecção pelo vírus”;* afirma.
Anaile conta ainda que na maioria dos casos;* a sorologia positiva é constatada em 30 dias após a exposição ao HIV. Porém;* existem casos em que esse tempo pode ser maior.
“Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica;* há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo. Portanto;* é recomendado esperar mais 30 dias e fazer o teste novamente”;* orienta.
Tupã