Realizando um importante trabalho voltado aos empresários de Tupã;* a Sala do Empreendedor;* que foi inaugurada há 6 meses;* recebe diariamente dezenas de atendimentos prestados às empresas do município.
De acordo com Clóvis Saito;* secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* a Sala do Empreendedor foi criada pela prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* em parceria do Sebrae;* Sindicato dos Escritórios de Contabilidade (SESCON) e Empreender Júnior da UNESP.
“A Sala do Empreendedor tem contribuído para auxiliar e agilizar processos de abertura;* alteração ou encerramento de empresas;* contribuindo para desburocratizar os procedimentos”;* disse.
Segundo ele;* o objetivo da Sala do Empreendedor é oferecer todas as informações sobre abertura;* alteração;* encerramento de uma empresa;* em um único local.
“Um dos grandes diferenciais do atendimento da Sala;* é a implantação da consulta prévia;* que informa ao interessado a possibilidade ou não de instalar sua empresa em determinado local;* de acordo com o zoneamento previsto no Plano Diretor municipal”;* afirmou.
Segundo informações do secretário;* desde sua abertura já foram computados 270 pedidos de abertura e alteração de empresa;* 323 atendimentos para consulta e orientação e 73 pedidos estão em andamento;* aguardando liberação.
“Esses atendimentos comprovam que a Sala do Empreendedor tem dado bons resultados e trazido benefícios com a agilidade do atendimentos aos empresários”;* disse.
Clóvis ressaltou que para garantir a agilidade e eficiência nos atendimentos;* a Sala do Empreendedor mantém à disposição dos empresários e dos escritórios contábeis uma equipe especializada;* formada por 2 agentes de fiscalização e de desenvolvimento que foram capacitados pelo Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Marília.
O secretário finalizou ressaltando que o acompanhamento realizado pela Sala do Empreendedor;* possibilita que o empresário não corra o risco de investir em áreas proibidas;* pois os responsáveis pelo local oferecem informações sobre o que a lei permite para exercer as atividades.
“Através desse trabalho é possível que seja evitado perda de investimentos em equipamentos ou até mesmo em alugueis. A Sala do Empreendedor também capacita os empresários e ainda fornece informações e orientações sobre outros procedimentos necessários à abertura de empresas como a liberação do AVBC (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e licenças da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Vigilância Sanitária”;* finalizou.
Tupã