Muita animação e um grande público tomou conta da escola de Tempo Integral EMEF. Professor João Geraldo Iori nos últimos dias. Isso porque nos dias 28 de novembro e 05 de dezembro foi realizado o 2ª Sarau de Poesias da escola.
O evento;* que teve início às 19h30 no Anfiteatro da escola;* contou com apresentações de alunos do 1º ao 5º ano. O Sarau contou também com a presença de gestores;* funcionários;* professores;* alunos;* pais e a comunidade.
De acordo com a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* o evento foi muito elogiado pelo público presente;* já que as poesias recitadas pelos alunos eram de autores renomados como Cecília Meireles;* Vinícius de Moraes;* José Paulo Paes;* Sérgio Caparelli;* Tatiana Belinky;* Carlos Drummond de Andrade;* dentre outros.
“O mais interessante do sarau foi à preparação dos alunos;* que antes de lerem as poesias;* liam a biografia de cada autor para que os presentes conhecessem um pouco mais sobre os mesmos”;* contou.
Dentre os poemas lidos;* os que mais emocionaram foram os poemas “Canção”;* “O menino azul”;* “Uma palmada bem dada”;* “Jogo de bola”;* “Ciranda”;* “Retrato”;* “Canção da tarde no campo”;* “Meu sonho”;* “A menininha”;* “As borboletas”;* “A bailarina” e também o poema “Ou isto ou aquilo”.
Segundo Luciana;* os trabalhos com os alunos foram iniciados em sala de aula por meio de uma sequência didática de poemas cujo objetivo principal é formar leitores proficientes.
“É uma sequência muito prazerosa onde aluno e professor aprendem juntos. O intuito no momento da apresentação é mostrar ao público a fluência leitora dos pequenos;* pois não é uma apresentação memorizada e sim lida”;* afirma.
Na oportunidade;* a secretaria ainda parabenizou os gestores e professores pelo trabalho desenvolvido com as crianças e ressaltou a importância de ler poemas para as crianças.
“Os gestores e professores estão de parabéns pelo incentivo a leitura e também por terem promovido o Sarau que;* acaba incentivando outros;* além de colaborar para que as crianças vençam a timidez de ler em público. Outro ponto muito importante é que a leitura de poemas é muito importante para as crianças;* pois desenvolve a criatividade e o senso crítico delas;* por isso estão todos de parabéns pela iniciativa”;* finalizou.
Tupã