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Durante coletiva de imprensa na Prefeitura;* realizada na manhã desta terça-feira;* foi anunciado o cancelamento do Tupã Folia 2017 por motivos econômicos.
O prefeito Ricardo Raymundo solicitou ao secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia e à secretária de Desenvolvimento Urbano;* Jeane Rosin;* que apresentassem um levantamento de como se encontra a situação das duas Secretarias.
Jeane Rosin pontuou diversos investimentos necessários no município;* que somados totalizam um valor de aproximadamente R$ 10 milhões para regularizar toda a situação estrutural do município.
“A pedido do prefeito;* foi providenciado um relatório estimado;* sobre todas as obras;* serviços e convênios que são necessários para tornar Tupã uma cidade melhor e somente esse relatório já dá uma noção bastante aproximada de como se encontra a situação real da cidade. Infelizmente os números não são bons e isso demonstra que temos muito trabalho a fazer”;* disse.
De acordo com a secretária;* são necessários R$ 7;*3 milhões de contrapartida direta para término das obras;* R$ 1;*2 milhão em operação tapa-buracos e recapeamento;* R$ 1;*1 milhão para recuperação de estradas rurais e pontes e R$ 320 mil para conserto e reparo de toda frota municipal e considerando os R$ 9 milhões de dívidas com fornecedores o valor chega a R$ 19 milhões para regularizar toda a situação financeira e estrutural da prefeitura.
“Nós demos prioridades às obras que precisam ser realizadas com urgência;* como a operação tapa-buracos. Nós precisamos de um valor para a compra de materiais;* usando os equipamentos e os funcionários da prefeitura com um valor de R$ 476.500;*00. Temos também que realizar com urgência a operação tapa buracos;* tendo em vista que a situação é bastante precária;* serão necessários cerca de R$ 707 mil. Outra coisa importante também. Nós precisamos fazer a manutenção da malha viária rural;* há estradas rurais que se encontram também em situação bastante criticas. A Estrada 7 de Setembro nós precisamos implantar o melhor caminho e isso teria o custo em 10 km de R$ 300 mil;* a Estrada do Moinho;* do Distrito da Varpa em um trecho de 8 km;* que compreenderia um valor de R$ 220 mil. Dentro de outros trechos importantes;* está também a recuperação de duas pontes da Varpa;* que custariam em torno de R$ 60 mil cada ponte. Além da ponte do rio Iacri;* no valor de R$ 38 mil.Temos também a vicinal Tupã-Bastos;* onde a recuperação da ponte é de extrema urgência;* o valor estimado para essa obra é de R$ 40 mil”;* explicou.
A secretária continuou explicando que além das obras a serem realizadas;* os maquinários da Prefeitura também necessitam de reparos. Segundo ela;* o objetivo da nova administração é dar sequência aos projetos;* obras e convênios.
“É de extrema importância também que seja recuperado o maquinário que nós temos na prefeitura. Infelizmente muitos veículos encontram-se parados nos almoxarifados quebrados. Somente nas máquinas pesadas do setor de obras nós investiríamos R$ 85 mil;* já de caminhões e veículos leves o valor é de R$ 65 mil;* somando um total de R$ 150 mil. Além disso;* temos também em andamento 39 convênios do governo anterior;* alguns convênios foram finalizados e fechados. Já desse governo tem mais de 20 convênios;* o que dá um total de 39 convênios”;* disse.
O vice-prefeito e presidente da Comissão Organizadora do Carnaval;* Caio Aoqui;* afirmou que a intenção do Poder Executivo;* desde o início;* era realizar o carnaval;* porém;* devido a situação financeira no ano de 2017 não será possível.
“Nós da comissão fizemos várias reuniões;* onde discutimos a realização do carnaval 2017;* levantamos preços e alguns custos;* conversamos com a Polícia Civil;* Polícia Militar;* Corpo de Bombeiros;* pois temos que atender várias exigências de segurança e conversamos com diversos setores da sociedade;* pois queríamos um carnaval seguro;* onde as famílias participassem. Mas com base das circunstâncias e com base nas necessidades que temos no nosso município;* com muita tristeza comunicamos o cancelamento do carnaval 2017. O prefeito Ricardo e todos nós queríamos fazer o carnaval;* e acreditávamos que gastaríamos algo em torno de R$ 150 mil para a realização;* o que na verdade é um terço dos custos”;* disse.
O vice-prefeito esclareceu que o evento não recebe nenhuma verba especifica. “O dinheiro que recebemos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) é somente para construção;* reforma e ampliação e não para o custeio de eventos e serviços. Os recursos utilizados para o carnaval vêm do contribuinte;* ou seja;* estaremos economizando o dinheiro dos cofres públicos”;* destacou.
O tenente da Polícia Militar;* André Vander disse que a equipe da Polícia Militar visa à segurança e o bem estar da população;* por isso;* mesmo com o cancelamento da festa;* o policiamento será reforçado.
De acordo com o tenente;* Tupã recebe muitos visitantes devido ao período de feriado;* levando em consideração a realização desse grande evento que traz um público muito elevado.
“Nós fizemos um planejamento prévio para o policiamento durante o período de carnaval;* já que esse é um período que Tupã recebe um público elevado. O policiamento será reforçado;* pois acreditamos que algumas entidades privadas vão realizar eventos;* então nós da Polícia Militar estaremos à disposição da população. Nossa preocupação também é com áreas residenciais;* já que muitas pessoas viajam e acabam deixando as casas sozinhas. Nós vamos usar o mesmo policiamento que seria do carnaval para estar espalhando durante todo o mês fazendo diversas operações para melhorar a segurança da Tupã”;* disse.
De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo;* com a atual situação econômica do município é preciso estabelecer prioridades e atender as principais necessidades da cidade entre elas os términos das obras e priorizar a saúde.
""Antes mesmo de assumir;* nós achávamos que o déficit da prefeitura estaria no máximo em R$ 4 milhões;* mas então assumimos a Prefeitura e fomos surpreendidos com uma dívida com fornecedores e também com a folha de pagamento de dezembro que passa de R$ 9 milhões. Diante de todas as dívidas e também após os relatórios de todos os secretários sobre as necessidades de cada secretaria decidimos que a melhor opção para esse ano é cancelar os festejos carnavalescos de 2017"";* comentou o prefeito.
Segundo Ricardo;* diante do levantamento apresentado pela comissão organizadora do carnaval de rua de Tupã;* para se realizar um carnaval simples;* o custo seria maior que R$ 400 mil.
“De início eu achei que para fazer uma festa simples e gostosa para toda a família iria se gastar no máximo R$ 170 mil;* mas somente em segurança gastaríamos mais de R$ 80 mil;* fora outros gastos como a hora-extra dos funcionários;* a limpeza das ruas no dia seguinte aos festejos;* a estrutura do palco e som;* entre outros. E nós não podemos gastar tudo isso com o carnaval sabendo que o povo de Tupã precisa de outros serviços prioritários como a manutenção da via asfáltica;* os remédios na farmácia municipal e também o término das obras”;* comentou.
O prefeito ainda disse que ficou triste e não poder fazer o carnaval de rua para a população;* mas também disse que pretende realizar uma festa melhor para 2018;* priorizando a qualidade da festa e a segurança das famílias tupãenses.
""Nós temos prioridades com obras;* assim como temos com a saúde;* educação;* cultura e outras Secretarias e precisamos melhorar as condições da nossa cidade. Somente para terminar as obras nós necessitamos de R$ 19 milhões de reais e eu tenho uma meta que é pagar todos os nossos servidores e sanar as dívidas com os nossos fornecedores e pretendo fazer tudo isso ainda esse ano;* que é para no ano de 2018 poder fazer uma festa boa e de qualidade para toda a população;* priorizando sempre a segurança. Já estamos correndo atrás;* junto aos deputados;* para realizarmos as obras paradas e valorizar o nosso município para que no ano que vem;* com certeza;* possamos festejar essa tradicional festa em locais mais bonitos"";* conclui o prefeito.
A Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores Capitão Neves (Líder do prefeito);* Paulo Henrique Andrade;* Meireles;* Alexandre Scombatti;* Tiago Matias e Pastor Eliezer.
O primeiro secretário da Câmara;* vereador Paulo Henrique de Andrade destacou que mesmo o carnaval de Tupã sendo uma tradição;* o Poder Executivo agiu corretamente em cancelar o carnaval devido à crise em que se encontra a Prefeitura. “Sabemos que é triste não realizar o carnaval. Toda a população já espera pelo carnaval;* mas no momento de crise que estamos enfrentando;* obras paradas;* foi necessário que houvesse o cancelamento do carnaval nesse ano. A realização do carnaval poderia prejudicar muito a economia e o fluxo de caixa da prefeitura. Temos um compromisso muito grande entre Executivo e o Legislativo;* que é dar tranqüilidade à população e fazer com que a cidade volte a girar. O Ricardo e o Caio estão de parabéns por administrar a Prefeitura com responsabilidade. Parabenizo os dois por essa postura e por pensar em primeiro lugar no bem da população tupãense”;* disse.
O vereador Tiago Matias que participaria da realização do carnaval;* também elogiou o prefeito Ricardo Raymundo e o vice-prefeito Caio Aoqui pela coragem e seriedade em não realizar a festividade.
“Eu mais do que ninguém gostaria de ajudar organizar o carnaval;* ajudar o prefeito e o vice-prefeito. Quando eles me procuraram para que eu ajudasse na realização do evento;* eu me coloquei à disposição;* mas nós ainda não sabíamos a real situação da Prefeitura. Estou triste;* mas tenho certeza que a população vai dar um voto de confiança na gente. Peço também a compreensão dos jovens de Tupã;* vamos buscar uma saída junto ao setor privado e acho que o prefeito está correto em tomar uma dura decisão;* porém uma decisão certa para Tupã. Juntos estamos caminhando na mesma direção e acredito que estamos na direção certa. Vamos conseguir fazer de Tupã uma situação melhor”;* afirmou.
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