O Programa Farmácia Popular do Brasil;* do Governo Federal;* busca ampliar o acesso aos medicamentos considerados essenciais e que são disponibilizados a baixo custo ou gratuitamente. Além do serviço público de saúde;* o Programa destina-se igualmente as pessoas que utilizam o serviço privado de saúde e que têm dificuldades financeiras na aquisição de medicamentos.
Assim;* a aquisição de medicamentos na Farmácia Popular;* sempre a baixo custo ou mesmo gratuitamente;* proporciona;* dentre outros;* a não interrupção de tratamentos;* especialmente em casos de doenças crônicas;* inclusive repercutindo na melhoria das condições de saúde da população em geral.
A Farmácia Popular oferece alguns remédios para o tratamento de Pressão Alta e Diabetes gratuitamente. Além disso;* a Farmácia também oferece medicamentos com 90% de desconto.
De acordo com o secretário;* o desconto oferecido nos medicamentos é possível por causa do acordo feito pelo Governo com empresas que vendem remédios ou farmácias participantes. Para receber os remédios com 90% de desconto;* é necessário que levar os documentos como RG;* CPF e a receita médica. Assim;* o Governo Federal paga a maior parte do remédio e o paciente paga a menor parte.
“Para a compra de medicamentos subsidiados em até 90%;* é necessária prescrição médica ou odontológica: convênios;* particulares ou SUS; para medicamentos de uso contínuo a prescrição terá validade de 6 (seis) meses;* devendo constar a expressão ‘uso contínuo’. Caso contrário;* será fornecida somente a quantidade prescrita ou para o prazo de 30 (trinta) dias; as prescrições de medicamentos controlados têm validade de 30 dias;* a partir da data da prescrição; as prescrições de antibióticos têm validade de 10 (dez) dias.
Já a retirada de medicamentos subsidiados em 100% (hipertensão;* diabetes e asma) é necessário que o próprio paciente retire o medicamento;* devendo trazer consigo a prescrição médica original e o original do CPF e RG.
“Caso o medicamento seja retirado por terceiros;* é necessário procuração simples;* com reconhecimento de firma em cartório. Além disso;* a prescrição médica para tais medicamentos tem validade de 180 dias;* podendo o paciente retirá-los a cada 30 dias;* mediante apresentação da prescrição original e original do CPF e RG”;* disse.
Láercio também informou que a Farmácia oferece apenas remédios que fazem parte da lista da Farmácia Popular e remédios receitados pelo médico. Segundo o secretário;* o acesso ao Programa é assegurado a todos mediante simples apresentação de receituário médico ou odontológico. A exigência da receita é para todos os medicamentos disponíveis;* inclusive aqueles classificados como não sujeitos à prescrição;* inibindo assim a automedicação que configura um grave problema de saúde pública.
O secretário explicou que para os medicamentos do ”Programa Saúde Não Tem Preço”;* que inclui os de hipertensão;* diabetes e asma;* distribuídos gratuitamente;* a validade é de 180 dias;* a partir da data da prescrição. Caso a receita não tenha data;* valerá a data da primeira compra. Para os demais medicamentos e desde que subsidiados pelo Programa Farmácia Popular;* a validade da receita será de acordo com a data e prescrição;* exceto para antibióticos e medicamentos controlados (Portaria nº 344).
Láercio finalizou ressaltando que os medicamentos do ”Programa Saúde Não Tem Preço” (hipertensão;* diabetes e asma) são gratuitos;* devendo o próprio paciente apresentar a receita;* CPF e um documento com foto.
“Caso não seja possível o próprio paciente comparecer;* portador de procuração particular com reconhecimento de firma poderá retirar o medicamento a cada 30 dias e pelo prazo máximo de 180 dias. Para os medicamentos do “Programa Farmácia Popular” o paciente pagará uma parte do valor;* uma vez que o Ministério da Saúde subsidia até 90% do valor do medicamento”;* finalizou.
A Farmácia Popular atende de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h na rua Marília;* 2595. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone é 3441-1801.
Tupã