Saúde realiza capacitação de enfermeiros sobre hanseníase

Saúde - Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017


Saúde realiza capacitação de enfermeiros sobre hanseníase "

Como parte das ações que marcam o dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase;* comemorado no dia 26 de janeiro;* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* realizará no próximo dia 31;* às 10 horas;* uma capacitação de Hanseníase.

Segundo o secretário Municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* a capacitação visa mobilizar os profissionais de saúde a buscar novos casos e realizar exames de contato nos pacientes. Outro objetivo é ampliar a informação em torno da doença.

A ação visa orientar profissionais da área de saúde em relação aos sintomas da doença;* visando o diagnóstico precoce e também a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

""Com a capacitação os profissionais de saúde quais as providencias tomar e também esclarecer a população sobre algumas dúvidas como as causas da doença e o tratamento”;* conta.

De acordo com Laércio;* a capacitação será realizada no Sub Grupo da Sede Regional de Marília;* localizada na rua mandaguaris;* e será ministrada pelo médico responsável pelo programa no município;* Alessandro Correia;* e também pela enfermeira responsável pelo acompanhamento dos pacientes em tratamento;* Janaina Leal.

Segundo ele;* os funcionários que participarão da capacitação serão os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde;* agentes comunitários e profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família);* que estão diretamente ligados ao atendimento aos munícipes.

Laércio conta ainda que atualmente dois casos multibacilares estão em tratamento na cidade. No caso de suspeita clínica;* o paciente é encaminhado ao médico responsável do programa;* onde serão realizados testes necessários para o diagnóstico da doença.

Sobre a Doença

A Hanseníase é causada pela Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre;* normalmente;* pelas vias aéreas superiores.

A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo.

Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade;* dormência;* queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos. Se não for tratada;* a hanseníase pode causar sequelas;* além de continuar sendo transmitida aos contatos.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã