A retomada do projeto Quinta com Arte, realizado todas as quintas-feiras na Praça da Bandeira reuniu centenas de pessoas e recebeu elogios da população que acompanhou as apresentações artísticas no palco, a contação de história com fantoches, o grafite e toda a exposição de artesanato, além do tradicional bailão do NATI.
A artesã, Jose Bastos, parabenizou a Secretaria Municipal de Cultura pela retomada do projeto e disse que acredita que a volta do Quinta com Arte pode melhorar a situação dos artesãos.
“A volta desse projeto é muito importante para nós artesãos, pois é uma oportunidade para expor nossos produtos e ainda ganharmos uma renda extra. O projeto reuniu muitas famílias na Praça da Bandeira com cultura e educação, que é tudo que a gente precisa. Já na primeira noite do Quinta com Arte foi possível ver que o projeto foi totalmente reformulado e acredito que isso vai nos favorecer”, disse.
Josemari também é artesã e ressaltou que os artesãos estão otimistas com a volta do projeto. Segundo ela, o projeto valoriza e divulga os produtos dos artesãos, dando mais oportunidades de trabalho.
“A retomada do projeto foi muito movimentada, a Praça da Bandeira ficou cheia e o público gostou bastante das apresentações. A nossa expectativa de vendas é a melhor possível. Nós artesãos acreditamos que a volta do projeto trará uma série de benefícios”, disse.
Dirce Marques foi prestigiar a primeira noite do Quinta com Arte e disse estar gostando das apresentações artísticas. Já seu marido, Dorival Marques, relatou que a realização do projeto é necessária para a população.
“Eu acho muito interessante retomar esse o projeto, pois era o que povo estava precisando e pelo visto bastante gente gostou. A nossa cidade necessita de cultura e educação. Esperamos que a Secretaria de Cultura continue realizando novos projetos. O projeto Quinta com Arte é uma opção de lazer a mais, podemos ver várias famílias reunidas cheias de alegria”, afirmou.
O vereador Charles dos Passos destacou que a população e os artesãos solicitavam a retomada do projeto, já que Tupã adotou o Quinta com Arte.
“Estou imensamente feliz com a retomada do Quinta com Arte, a população estava sentindo falta desse projeto. Graças ao trabalho desenvolvido com os artistas e artesãos de Tupã, a população adotou o Quinta com Arte como opção de lazer para passar momentos com a família, assistindo apresentações artísticas e visitando o artesanato, a praça de alimentação e todas as quintas-feiras a gente vem fazendo projeto”, disse.
Charles ressaltou que o projeto se tornou referência para outras cidades da região que se inspiraram no Quinta com Arte para desenvolver projetos semelhantes.
“Outra alegria muito grande é saber que o projeto se tornou referência a cidades próximas a nossa como Piacatu, João Ramanho e Quatá. Além disso, esse projeto deu vários prêmios para Tupã. A gente fica feliz, pois o Quinta com Arte foi um projeto estudado e pensado pelos artistas de tupã, foram eles que deram as idéias e a gente só juntou as idéias como um projeto multicultural”, disse.
O secretário municipal de Cultura, Caio Aoqui, explicou que a Secretaria de Cultura se reuniu com os artesãos e o vereador Charles dos Passos para proporcionar uma noite agradável e cheia de novidades para a população.
“É com muita alegria que a Secretaria de Cultura retoma o projeto Quinta com Arte. Essa foi uma noite de muita alegria, onde tivemos um público que prestigiou a contação de história para as crianças, o grafite, a oficina de artesanato, e muitas apresentações no palco. É uma imensa alegria ver o quanto a população gostou do formato do projeto”, afirmou.
Caio agradeceu a todos que participaram de forma voluntária para a realização do projeto, onde todas as atividades realizadas contaram com a participação de voluntários.
“A retomada do projeto foi um pedido do vereador Charles dos Passos e dos artesãos e nós decidimos fazer voltar o nome de Quinta com Arte. Nós vemos que esse projeto tem ajudado de diversas maneiras dos artesãos e traz alegria para a população. Portanto, agradeço a todos que participaram para oferecer uma noite cheia de alegria. O nosso dever é continuar ou retomar os projetos que deram certo, e é pra isso que vamos trabalhar”, disse.
O Prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e ressaltou o quanto é importante manter eventos culturais como o Quinta com Arte, que reúne um grande público.
“É muito importante trazer esses eventos como esse, além de trazer os artesãos para a Praça e movimentar seus trabalhos, as famílias tem onde se encontrar e encontram mais uma opção de lazer. Esse projeto reuniu atrações para jovens, idosos, crianças. Nós temos que criar hábitos de realizar todas as quintas-feiras, projetos que estimulem a população a gostar da cultura. A população se diverte e os artesãos expõem seus trabalhos e ganham uma renda extra. Sem dúvida vamos dar total apoio aos eventos culturais para Tupã. Vamos começar desenvolver mais projetos culturais”, finalizou.
Programação
A próxima edição do Quinta com Arte terá três oficinas culturais que se revezam entre as 17 e 19h30. A população contará também com a apresentação da banda “Eclipse Band Show”, onde receberam convidados no palco. Segundo informações da Secretaria de Cultura, foram convidados diversos dançarinos e grupos de dança para compor este espetáculo.
“O show está previsto para ter início às 20 horas e término às 21h45, além disso, a população também contará com Praça de Alimentação e a Feira de Artesanato”, explicou.
Já no dia 23, o projeto se transforma em uma grande festa carnavalesca, onde a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” apresentará um retorno aos carnavais do passado com uma seleção de marchinha.
Tupã