O vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura, Caio Aoqui, recebeu na última semana, em seu gabinete, o supervisor educacional do Projeto Guri da regional de Marília, Francis David Vidal.
Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos, entre eles a mudança de localização do projeto, os eventos que contarão com a participação das crianças e adolescentes do Guri neste ano, as grandes conquistas do pólo no município e também a atuação e diferença do projeto em Tupã.
De acordo com Caio Aoqui, o principal assunto do encontro foi discutir às atividades exercidas durante a grade de atuação do projeto e também os benefícios do Processo Seletivo “Grupos de Referência”, que é realizado nos fim de ano em todos os pólos do Projeto Guri.
“O Projeto Guri é uma atividade que oferece a jovens e crianças o acesso à cultura musical, além de formar bons cidadãos. Durante a visita supervisor educacional do Projeto Guri, Francis David, pude conhecer melhor o funcionamento do processo seletivo Grupos de Referência, do qual incentivaremos as nossas crianças e adolescentes, matriculados no projeto, a participarem”, concluiu.
Processo Seletivo Grupos de Referência
Criado para estimular e intensificar a formação musical e a qualificação de crianças e adolescentes em estágio avançado de aprendizagem, o Processo Seletivo Grupos de Referência se tornou uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos musicais de alunos e ex-alunos do projeto Guri, como é o caso do jovem tupãense Leonardo Blasi, que está na lista de espera para percussão.
A seleção, voltada a alunos e ex-alunos, é feita anualmente por meio de testes práticos e entrevistas coordenadas pelos profissionais do “Amigos do Guri”. Os mais pontuados recebem por 10 meses uma bolsa que custeia despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outras, viabilizando a participação do aluno em apresentações e incentivando o seu desenvolvimento musical. A cada ano há um novo processo seletivo.
O programa de incentivo, que existe desde 2010, promove a oportunidade dos guris, em estágio mais avançado de aprendizado, terem a oportunidade de integrar em um dos 12 Grupos de Referência do Projeto Guri distribuídos pelo Estado. São orquestras, cameratas, bandas, coros, grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos do Projeto Guri.
Com esse projeto, os Grupos de Referência também se apresentam com nomes consagrados do meio artístico nos palcos mais importantes do cenário musical brasileiro. Os Grupos estão distribuídos por todo o Estado de São Paulo de forma a oportunizar democraticamente o acesso aos estudantes de música interessados no aprimoramento musical.
Tupã