O setor de combate a endemias de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre os cuidados que se devem ter nessa época do ano com o surgimento de escorpiões. O alerta é em função dos recentes casos de acidentes com esses animais peçonhentos.
De acordo com a Enfermeira do Setor de Combate a Endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, somente esse ano já foram relatadas 25 aparições de animais peçonhentos e 10 casos de acidentes com escorpiões. No ano passado, foram contabilizados mais de 130 casos de picadas de aracnídeos em Tupã.
Segundo Juliana, o crescente número de casos de acidentes com escorpiões tem mais frequência nos meses quentes e úmidos do ano, que é entre os meses de outubro até o fim do verão, em março.
“É neste período que eles encontram maior abundância de alimento, sobretudo, baratas e outros insetos atraídos por lixo e alimentos expostos e mal-acondicionados. A presença de condições que oferecem abrigo e alimento a esses animais é essencial para sua instalação no ambiente”, conta.
Para evitar acidentes, Juliana reforça que a melhor medida de controle é a prevenção. “É fazer a limpeza constante de terrenos e quintais que possivelmente possam ter restos de entulhos de construção, madeiras ou qualquer outro material que possa acumular a presença de insetos”, destaca.
Além disso, a coordenadora destaca que o cuidado com a limpeza da casa deve ser reforçado, com vedação de frestas entre as portas, colocação de telas nos ralos de banheiros e pias, sacudir as roupas e sapatos para espantar a possível presença dos insetos e manter os brinquedos das crianças em locais altos.
De acordo com a enfermeira, terrenos abandonados com mato e restos de construção são potenciais criadouros ou refúgios para escorpiões, como também de cobras e aranhas. Por isso, a orientação é para que a população não jogue restos de entulho e lixo nesses locais para evitar a proliferação.
Na oportunidade, a enfermeira ainda ressaltou que em caso de picadas de escorpião a vítima deve ser encaminhada para atendimento médico ou de emergência.
Tupã