O prefeito Ricardo Raymundo e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, recebeu na última sexta-feira (17), a visita do Diretor Técnico Regional do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Rodolfo Minucci.
Segundo o prefeito, o objetivo da visita foi demonstrar a importância que o PAT tem dentro do desenvolvimento do município e também com relação a geração de emprego e renda para com a cidade.
“Em tempos de crise o trabalho do PAT é essencial. Temos que aproveitar toda a experiência que o Posto de Atendimento ao Trabalhador pode proporcionar através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para fomentar dentro do município, não só geração de emprego, mas também a capacitação dessas pessoas”, conta.
De acordo com Ricardo, a visita do Diretor Técnico Regional do PAT também visou a apresentação de novos projetos para o município, com objetivo de incentivar a capacitação da população que está procurando emprego.
“Foi apresentado pra gente alguns programas que o PAT pode proporcionar para Tupã. Na oportunidade, já agendamos novas reuniões buscar informações para poder ingressar com diversos programas em Tupã, e assim, proporcionar aos munícipes não só oportunidade de novas vagas de trabalho, mas também de a capacitação desses profissionais”, revelou Ricardo.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, o PAT de Tupã oferta serviços como emissão de carteira de trabalho e também a intermediação de emprego.
“Fora esses serviços, queremos em breve ofertar para o trabalhador a entrada do seguro desemprego. Já conversamos essa idéia com o Diretor Técnico da Regional de Marília, e já agendamos um treinamento em São Paulo para capacitar os funcionários do PAT de Tupã e começar a realizar a entrada de seguro desemprego, facilitando e a vida do trabalhador tupãense”, revelou.
Segundo o secretário, o PAT é o melhor meio de comunicação para o trabalhador que está desempregado. Normalmente as empresas quando tem necessidade de mão de obra também comunicam ao PAT, ou seja, o melhor lugar para fazer essa mediação de informação é o Posto de Atendimento ao Trabalhador.
“O PAT funciona como um catalisador de informações dos trabalhadores e envia ao empregador. Com essa mediação, o PAT tem um serviço de extrema importância, pois facilita e agiliza o ingresso desses trabalhadores no mercado de trabalho”, explicou.
Na oportunidade, Marcus ainda revelou que ainda esse ano será implantado em Tupã o Programa de “Telecentro Comunitário”, beneficiando ainda mais a população e ofertando novas vagas de emprego.
“Vamos iniciar na Secretaria um trabalho com ‘Telecentro Comunitário’, que também vai ter um papel importante não só pra idosos, que é um dos públicos-alvo desse trabalho, como também para o trabalhador, que não tem noção nenhuma de informática. Vamos montar a partir de março, um programa de capacitação básico de informática pelo SENAI, então acredito que o município pode oferecer muito mais, basta que possamos encontrar nas entidades parceiras programas que possam ir a encontro desses objetivos”, finalizou.
Tupã