Com o objetivo de sensibilizar os funcionários de empresas privadas sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti no ambiente de trabalho e domiciliar;* a Secretaria Municipal de Saúde;* por meio dos setores de Vigilância de Endemias e de Vigilância Epidemiológica;* realizou no início da semana;* uma palestra informativa sobre arboviroses (Dengue;* Zika;* Chikungunya e Febre amarela) na empresa Sabesp.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã;* Joselaine Pio Rocha;* essa é a primeira ação do ano realizada em uma empresa privada;* no entanto;* a Secretaria já realizou esse trabalho em anos anteriores.
“A atividade;* que foi desenvolvida a convite da empresa;* trabalha com a intenção de orientar os trabalhadores a combater as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegipty”;* explicou.
Segundo ela;* o trabalho preventivo é de grande importância para prevenção das doenças que muitas vezes depende muito de nossas ações e mudanças de hábitos.
De acordo com Jose;* a palestra;* realizada pelas enfermeiras Cássia Sanches e Joice de Melo Matos;* ocorreu por meio de explanação e exibição de slide-show;* buscando alertar sobre os principais sintomas das doenças;* formas de tratamento e prevenção.
“Os participantes interagiram ativamente;* mostrando-se interessados na temática;* apresentando dúvidas e questionamentos. A oportunidade de troca de informações e esclarecimentos foi bastante proveitosa. Ao final;* a platéia agradeceu a iniciativa e se propôs a pôr em prática os conhecimentos recebidos”;* finalizou.
Segundo ela;* além da palestra;* também teve um momento para discussão do tema e sanar dúvidas e questionamentos. “A orientação é o meio mais eficaz de reforçar os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti”;* completou.
Para finalizar;* Jose ainda falou que as empresas que quiserem realizar um trabalho informativo com os funcionários podem estar agendando um dia na Secretaria Municipal de Saúde.
“É importante ressaltar que o objetivo dessa ação é conscientizar o trabalhador para formação de multiplicadores das ações voltadas para eliminação dos criadouros e diminuição do mosquito transmissor das arboviroses e para isso precisamos nos unir contra o mosquito Aedes aegipty;* que é o grande vilão da história”;* finalizou.
Tupã