Com a proposta de implantar um atendimento mais acessível e próximo da comunidade;* o Procon de Tupã tem adotado ações diferenciadas;* entre elas;* ampliar o horário de atendimento ao público.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico;* Marcus Zanelato;* explica que a medida foi tomada para melhorar o atendimento e garantir que mais pessoas consigam ser atendidas.
“O consumidor que procura o Procon necessita de uma atenção especial já que ele recorreu a todos os meios e não teve seu problema resolvido. Por isso;* o objetivo de ampliar o horário de atendimento é facilitar o diálogo entre o órgão;* consumidores e empresários;* oferecendo novas oportunidades para os empresários ouvir a população de uma forma geral e;* portanto;* promover a integração. Acreditamos que se houver essa aproximação;* certamente;* os problemas seriam resolvidos mais rapidamente”;* pontua.
Segundo Zanelato;* o Procon começará a operar com horário estendido já na próxima segunda-feira. Com a mudança;* o horário de funcionamento;* que antes se encerrava às 14 horas;* passará a ser das 7h30 às 17 horas;* sem interrupção no período do almoço.
“Com a mudança;* todo o funcionalismo do Procon se desenvolverá como uma cadeia. É bom para o consumidor;* para o empresário e até para a classe jurídica”;* avalia.
Casa nova
Além da mudança no horário de funcionamento;* o Procon de Tupã também contará em breve com um novo local de atendimento. Atualmente o órgão de defesa do consumidor está instalado na Praça da Bandeira;* 291;* local inadequado para os tipos de serviço oferecido.
Zanelato revelou o Procon passará a atender na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* localizada na rua Tapuias;* 907;* que já está passando por reforma para melhor atender a população.
“Apesar de toda essa crise que o país está passando;* a tendência de Tupã é crescer mais e mais e o objetivo do Procon é acompanhar essa evolução;* buscando proporcionar mecanismos que estejam em paridade com este crescimento. A mudança de horário é apenas uma medida para melhorar o atendimento; acreditamos que essa mudança de prédio também proporcionará melhorias;* dando mais conforto ao consumidor que busca atendimento no Procon”;* finalizou.
Procon
Considerado um dos principais instrumentos de defesa dos consumidores;* o Procon visa defender e orientar os consumidores;* além de informar sobre seus direitos e fiscalizar as relações de consumo.
Mantido em parceria com a prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* o Procon tem como objetivo registrar reclamações e tomar providências cabíveis buscando assegurar os direitos do consumidor através de três tipos de atendimento ao público.
O atendimento efetuado no balcão é para simples consulta;* orientação e solução de dúvidas ao consumidor. Já o atendimento preliminar é aquele em que o consumidor apresenta os documentos comprobatórios para fundamentar a sua reclamação.
De posse da documentação o Procon inicia os procedimentos administrativos junto aos fornecedores. Após o contato preliminar;* a empresa tem um prazo de três dias para apresentar uma resposta ao consumidor.
O Procon também envia uma CIP (Carta de Informação Preliminar) à empresa;* que tem 10 dias úteis para apresentar uma resposta. Caso o problema continue sem solução;* o órgão orienta o consumidor a entrar diretamente com uma ação na Justiça.
Ainda de acordo com Procon;* dificilmente as reclamações são encaminhadas à Justiça já que aproximadamente 90% das reclamações fundamentadas são resolvidas no atendimento preliminar;* por meio de contato telefônico com o fornecedor.
Tupã