Devido à confirmação de dois casos positivos de dengue em Tupã;* a Secretaria Municipal de Saúde comunica que parte da região central do município será nebulizada como uma das estratégias de combate ao mosquito.
De acordo com a Enfermeira do Setor de Combate a Endemias;* Juliana Yuri Ueji Begnossi;* a orientação é que a população mantenha portas e janelas abertas;* colchas e cortinas levantadas e alimentos cobertos. Vale lembrar que os agentes que realizam essa atividade estão devidamente uniformizados.
“É de extrema importância que a população colabore com as nossas ações;* lembrando que o inseticida utilizado na nebulização matará apenas os mosquitos que estiverem no imóvel no momento da aplicação”;* conta.
Segundo Juliana;* no último sábado (4);* cerca de 30 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde realizaram um trabalho de bloqueio e controle de criadouro na região central de Tupã. A ação;* que faz parte da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”;* atingiu mais de 870 imóveis.
“Esses trabalhos preventivos fazem parte da campanha onde em dois sábados por mês os agentes realizam vistorias em imóveis do município a fim de eliminar criadouros do mosquito e também orientar a população sobre o combate às arboviroses;* que são a Dengue;* Zika;* Chikungunya e Febre Amarela.
Dando sequência aos trabalhos de combate ao mosquito;* na segunda-feira (6);* parte da equipe de combate às endemias iniciou os trabalhos de nebulização na região central da cidade;* onde atingiu um total de cinco quarteirões;* contabilizando 160 imóveis nebulizados.
De acordo com ela;* os trabalhos de nebulização seguirão até que se atinja o raio de 500 metros a partir do caso confirmado para dengue. Já a outra parte da equipe segue realizando os trabalhos de bloqueio e controle de criadouros em diversos bairros do município. Também estão sendo intensificados os trabalhos educativos nas escolas que estão próximas aos casos confirmados.
De acordo com Juliana;* a principal maneira de combater o Aedes é evitar que o mosquito nasça. Por isso;* a Secretaria de Saúde pede a colaboração de toda população tupãense para que realizem vistorias semanais em suas residências e local de trabalho;* a fim de eliminar toda água parada que possa servir de criadouro do Aedes aegypti.
“Para o combate à doença é necessária a colaboração de todos. Muitos moradores não se conscientizaram sobre os riscos da dengue. Mesmo com as ações;* é necessário que toda a população colabore;* evitando possíveis criadouros;* já que ainda existe o mosquito e o vírus da doença circulando pela cidade”;* concluiu.
Atenção aos sintomas
Ao apresentar qualquer sintoma característico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como febre alta;* dor de cabeça;* no fundo dos olhos ou nas articulações;* a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente. Em caso de suspeita de dengue a Secretaria Municipal da Saúde;* iniciará todas as atividades de controle da transmissão da doença.
Tupã