Os turistas e a população de Tupã agora contam com uma nova opção de lazer no município, isso porquea Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vem realizando melhorias para que a cidade possa ter opções turísticas em equipamentos históricos culturais do município.
De acordo com o Vice Prefeito e Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Caio Aoqui, umas das primeiras mudanças da Secretaria foi começar as manutenções básicas do locale a reforma do horário de funcionamento doSolar Luiz de Souza Leão, que antes atendia de segunda a sexta-feira e fechava para o almoço, foi feito uma pesquisa para saber a demanda de visitas nos finais de semana e agora passa a atender de terça-feira aos sábados, das 8h às 17horas, não fechando para o almoço, e aos domingos abrirá somente para visitas com horário pré-agendadas. Medida que poderá ser altera de acordo com o número de visitas e solicitações de agendamentos aos também aos domingos.
Segundo ele, a reforma no horário de atendimento foi uma indicação do vereador Charles dos Passos, aceita pela Câmara dos Vereadores, e que também atende pedidos antigos da população e turistas que visitavam o Museu Índia Vanuiree não tinham a oportunidade de conhecer o Solar.
O secretário disse ainda que a medida tem por objetivo ampliar o acesso de visitantes ao Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, já que o museu permanece aberto aos sábados, domingos e feriados e o Solar não.
“O vereador Charles dos Passos apresentou uma indicação sugerindo ao Poder Executivo à abertura do Solar Luiz de Souza Leão para visitação durante os sábados e feriados. Por ser uma proposta viável e uma boa oportunidade para o desenvolvimento do nosso turismo, decidimos fazer a mudança nos horários de atendimento”, conta.
Além disso, segundo Caio, o Solar está com uma atração nova para os visitantes, que é um áudio de 30minutos com a voz do Fundador Luiz de Souza Leão onde ele relata a fundação do município e o início do desenvolvimento da cidade.
“Queremos com essa novidade, que é um áudio raro entregue por um amigo do Souza Leão, chamar os visitantes para conhecer um pouco mais sobre a história do nascimento e desenvolvimento de Tupã”, afirmou.
Tupã