Produtores de Tupã foram a Marília no 1º encontro sobre a cultura da mandioca de mesa

Meio Ambiente - Quarta-feira, 01 de Maio de 2013


Produtores de Tupã foram a Marília no 1º encontro sobre a cultura da mandioca de mesa

O encontro foi realizado no dia 25 de abril de 2013, das 8 às 17hs, no salão de convenção da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista (AEA). Reuniram-se aproximadamente 400 pessoas de regiões como Bauru, Lins, Ourinhos, Tupã, Assis e Marília. A Secretaria de Agricultura através do titular da pasta, Alécio Morandi, disponibilizou as condições técnicas e financeiras para que os produtores de Tupã pudessem participar.

Foram abordados os seguintes temas: manejo e tratos culturais da mandioca de mesa, variedades, classificação, comercialização e agroindustrialização do produto. Atualmente a cultura da mandioca de industria ocupa uma grande área em nosso município, sendo que a mandioca de mesa tem um pequeno destaque.

O plantio terá sua área aumentada, pois, os preços elevaram, provavelmente devido à seca no nordeste que diminuiu o produto no mercado. A área de plantio de mandioca de mesa em Tupã é quase insignificante. Temos agricultores que produz o ano todo e industrializam a produção vendendo o produto pré cozido, embalado e com código de barras. A área de mandioca de mesa em Tupã é de aproximadamente 40 ha.

A colheita da mandioca de mesa é feita manualmente. Foi informado neste encontro através do técnico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que muitas vezes a raiz da mandioca não cozinha porque o solo apresenta autos teores de cálcio. Foi dito que a saída para os produtores de mandioca é unir – se através de uma associação para industrializar o produto, Hoje existe recursos disponíveis através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família (PRONAF) e FEAP com juros baixos.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã