A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira (24);* uma atividade de prevenção e orientação nas escolas municipais de Tupã;* com a intenção de promover ações educativas contra o mosquito transmissor da dengue;* zika;* chikungunya e febre amarela. A iniciativa;* nomeada por “A Hora do Combate”;* faz parte da Campanha da Semana Nacional de Mobilização Social de Combate ao Aedes aegypti.
De acordo com a enfermeira do setor de combate às endemias;* Juliana Yuri;* a ação contra o mosquito Aedes aegypti fez sucesso nas escolas;* promovendo ainda mais conhecimento sobre o combate ao vetor. Além disso;* as atividades nas unidades escolares buscam mudar a atitude da criançada em relação a criadouros do mosquito.
“Sabemos que a melhor forma de ensinar é por meio da diversão;* brincadeiras e muita alegria;* por isso;* a ação nas escolas foi realizada de forma lúdica;* ressaltando durante as atividades a importância das crianças procurarem criadouros e eliminá-los;* evitando a proliferação do mosquito”;* disse.
Segundo Juliana;* a ação mobilizou cerca de 50 funcionários da saúde;* dentre eles agentes comunitários de saúde;* agentes de combate às endemias;* auxiliares de enfermagem;* enfermeiros e outros;* atingindo todas as 15 escolas que participaram da ação. A atividade envolveu 2.759 alunos da rede municipal no combate ao Aedes aegypti.
De acordo com a enfermeira;* com o auxílio de dos profissionais da Secretaria da Saúde;* durante a ação;* as crianças puderam exercitar o critério de identificação de criadouros dentro do ambiente escolar e eliminando-os sempre que achados.
Ela revelou ainda que um dos objetivos da “Hora do Combate” é que os alunos ensinem os pais;* vizinhos e toda a família a não só ter cuidado com o mosquito adulto;* como também identificar e eliminar água parada como em vasos de plantas;* lonas;* pneus com água;* para evitar criadouros do mosquito.
“Desenvolvendo essas atividades dentro das escolas conseguimos atingir um dos principais objetivos dessa iniciativa;* que é fazer com que as crianças tornem-se agentes de combate ao mosquito dentro de suas casas;* auxiliando os pais nas ações de eliminação e combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti”;* concluiu.
Casos positivos
De acordo com a enfermeira;* apesar de todo o empenho dos agentes envolvidos nas ações de combate ao mosquito;* até o momento;* Tupã conta com três casos confirmados de dengue;* dois na região central do município;* sendo um autóctone e um caso importado. O terceiro caso é da zona leste do município. Já foram contabilizados 73 exames negativos para dengue e 09 estão aguardando por resultado.
Outras ações
Segundo Juliana;* a prevenção é uma das principais maneiras de se evitar a dengue;* febre chikungunya e zika vírus. Além das ações da Prefeitura;* com manutenção e limpeza das áreas públicas;* a população tem também um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Somente este ano;* agentes do setor de endemias e também agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde já realizaram mais de 28.000 vistorias para a remoção e a eliminação dos criadouros do mosquito;* incluindo residências;* imóveis comerciais;* pontos estratégicos;* ocorrências e imóveis especiais.
De acordo com a enfermeira;* medidas simples podem ajudar a deixar o mosquito bem longe das residências;* evitando assim a proliferação e a disseminação das doenças causadas pelo Aedes aegypti.
Outra medida que também vem sendo realizada são as ações de combate ao mosquito realizado durante dois sábados por mês;* que é uma continuação da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.
Tupã