A Secretaria Municipal de Cultura firmou parceria com o Projeto “Vida Iluminada”;* desenvolvido pela Associação Mulher Unimed de Tupã. O objetivo do projeto é desenvolver diversas habilidades dos portadores de deficiência e incluí-los na sociedade.
De acordo com o secretário municipal de Cultura;* Caio Aoqui;* a Prefeitura dará auxílio para o projeto através da destinação de profissionais de música.
“Nós firmamos uma parceria com esse projeto e vamos disponibilizar profissionais de música para dar continuidade ao coral Vida Iluminada. Nós vamos oferecer voluntários para acompanhar o coral e;* sempre que possível;* os participantes vão realizar apresentações em eventos da Prefeitura”;* explicou.
Segundo a coordenadora do projeto;* Paula Saia;* o Projeto Vida Iluminada é um programa de assistência aos deficientes visuais;* onde são desenvolvidas atividades como escrita;* leitura em braile;* aulas de instrumentos visuais;* natação;* aula de canto e flauta doce;* locomotilidade;* entre outros.
“Além disso;* a Unimed de Tupã doa 5 consultas mensais aos assistidos e realiza exames conforme a necessidade de cada um. Temos também alguns assistidos que participam do Univida;* que é o Programa de Medicina Preventiva;* onde fazem controle de diabetes e obesidade com nutricionista;* enfermeira e educadora física;* melhorando assim sua qualidade de vida”;* explicou.
Segundo a Presidente do projeto;* Silvana Cisneiros Fernandes;*o Projeto Vida Iluminada é coordenado pela AMU - Associação da Mulher Unimed;* que promove ações de responsabilidade social junto à comunidade;* resultado do desejo e empenho das mulheres ligadas diretamente ao sistema Unimed do Estado de São Paulo.
A Presidente agradeceu a parceria firmada entre Unimed e Prefeitura e ressaltou ainda a importância do projeto receber colaboradores.
“Esse projeto é extremamente importante para os deficientes visuais;* pois;* através dele;* os participantes recebem diversos benefícios que auxiliam na melhora da qualidade de vida”;* finalizou.
Tupã