A Secretaria Municipal de Saúde reuniu nesta semana as enfermeiras e equipe técnica que ajudará na Campanha de Vacinação contra a Gripepara definiras estratégias que deve ser seguidas durante a imunizaçãoneste ano e também atualizar a nova data da campanha.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã;* Joselaine Pio Rocha;* a campanha está prevista para ocorrer entre os dias 17 de abril até o dia 26 de maio;* podendo ser realizado o dia D de vacinação no próximo dia 13.
“As mudanças nas datas vieram do Ministério da Saúde para organizar a distribuição das vacinas em âmbito nacional. A campanha dará início dia 17 de maio e na primeira semana;*ou seja;* de 17 á 20 serão vacinados os profissionais de saúde que atuam em ambiente hospitalar e Pronto Socorro;* como por exemplo;* Santa Casa;*São Francisco e a UPA”;* contou.
Segundo Josi;* como em todos os anos;* a proposta é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda. Este ano;* os primeiros que devem ser imunizados são os profissionais da saúde;* garantindo uma eficácia maior à campanha.
“A vigilância irá se organizar para realizar as vacinas em todos os locais onde os profissionais de saúde trabalham;* até contemplar todos os funcionários. Aqueles que por algum motivo não conseguirem tomar a vacina no hospital poderão procurar a unidade após dia 20 de abril;*data que irá abrir para os demais grupos prioritários”;* afirmou.
Além de priorizar a imunização aos profissionais da saúde;* este ano a campanha também imunizará todos os professores da rede pública e também privada;* aumentando o número de imunizados e a maior cobertura da campanha.
“Uma grande novidade é que além do grupo prioritário já existente;* neste ano foram incluídos também todos os professores que atuam em escolas públicas e particulares. Também serão imunizados;* porém somente após o dia 20;* crianças de seis meses e menores de cinco anos;* gestantes;* puérperas até 45 dias após o parto;* profissionais da saúde;* indígenas;* doentes crônicos;* pessoas com 60 anos ou mais e a população prisional”;* explicou.
Outra notícia boa;* segundo enfermeira;* é que a vacina para este ano é do tipo “trivalente”;* ou seja;* contra três tipos de vírus da Influenza;* inclusive o vírus do H1N1.
De acordo com a enfermeira;* este ano;* segundoorientação do Ministério da Saúde;*a meta para a campanha de imunização é de 90% para cada grupo prioritário.A enfermeira ainda finalizou esclarecendo que a campanha de imunização contra a gripe é anual devido às mudanças das características dos vírus influenza a cada ano.
“Mesmo com a recomendação do Governo sobre iniciar pelos grupos prioritários e atender primeiro os profissionais da saúde;* a Secretaria;* juntamente com as Unidades de Saúde de Tupã;* está se preparando para dar início a campanha de forma organizada e que consiga contemplar a todos os grupos. É importante lembrar que as pessoas que por algum motivo não se enquadrarem nos grupos prioritários e precisam tomar a vacina;*necessitam apresentar uma indicação médica e se enquadrar nos fatores determinantes para receber a primeira dose;* caso contrário;*a solicitação será enviada à Vigilância Epidemiológica para avaliação e retorno a unidade”;* finalizou Josi.
Tupã