Professores transformam aulas com artes e estimulam a criatividade das crianças

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 11 de Abril de 2017


Professores transformam aulas com artes e estimulam a criatividade das crianças

Uma das reclamações generalizadas nas escolas brasileiras é de que os alunos sentem-se entediados por ficar ouvindo o professor falar por horas e acabam focando em qualquer outra coisa. Uma sala de aula com quadro e giz já não atrai mais alunos sendo muitas vezes necessário inovar e criar;* sobretudo;* utilizando outras maneiras de ensinar e também usar o lúdico.

Pensando nisso;* a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu novos métodos de ensino nas salas;* apostando na relação entre docente e estudante;* na troca de experiências e no desenvolvimento de perfis críticos e questionadores.

Segundo o secretário Municipal de Educação;* Mauro Guerra;* o ensino deve ser conduzido de uma forma lúdica;* onde o aluno tenha prazer em aprender o conteúdo ensinado e a Secretaria da Educação tem como meta;* a formação docente;* possibilitando que o educador planeje e desenvolva as aulas de uma forma que envolva os alunos e transforme os momentos em sala de aula em momentos especiais;* como vem sendo feito na EMEF Prof. João Geraldo Iori.

De acordo com Mauro;* ao longo do primeiro bimestre;* a professora de Arte;* Valéria Batista Pereira Gomes;* tem garantido aos alunos;* a liberdade de imaginar;* criar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias;* tudo isso por meio de uma sequência didática intitulada “Mar de Visualidades”.

“Essa sequência didática que vem sendo aplicada nas salas de aulas da EMEF Prof. João Geraldo Iori;* cria uma situação de aprendizagem que é composta por proposições que contemplam a apreciação;* a reflexão e a produção artística a partir de suportes sobre os quais são feitas as obras de arte;* como desenhos;* pinturas ou colagens;* assim como a variedade de materiais com os quais se pode produzir nas Artes Visuais”;* contou.

Segundo o secretário;* os professores são os principais encantadores dos jovens no mundo da aprendizagem;* no entanto ainda hoje o cenário bate de frente com uma formação rígida;* pautada pelo sistema educacional unilateral.

“Para modificar e adaptar a aprendizagem a realidade das salas de aulas é preciso investir na qualificação continuada dos mestres e;* principalmente;* na criatividade;* que vem sendo realizado pelos professores. Além disso;* o que vem sendo feito na EMEF Prof. João Geraldo Iori é apenas o começo;* queremos aplicar esse projeto em todas as crianças do ensino fundamental”;* afirma.

De acordo com a professora de Arte da rede municipal;* Valéria Gomes;* o objetivo da sequência didática “Mar de Visualidades” é colocar o aluno em contato com possibilidades diversas de uso de materiais e diferentes recursos expressivos;* onde a ampliação de repertórios se faz necessária para que os alunos sintam-se capazes de desenvolver sua poética pessoal.

“O ensino de Tupã tem muito a oferecer as nossas crianças;* e para isso todos os professores de Arte que ministram aulas nas Escolas Municipais de Tupã vem desenvolvendo proposições na mesma linguagem artística;* seguindo assim a tendência que guia a área;* tendência essa que é a chamada sócio-interacionista;* que prega a mistura de produção;* reflexão e apreciação de obras artísticas”;* disse.

O prefeito Ricardo Raymundo completou ainda dizendo que tanto aluno como professor precisam desenvolver o potencial criativo. No caso dos estudantes;* significa ter ideias e respostas originais;* viver de uma forma mais autêntica e questionar;* já o educador precisa trazer esse universo para a sala de aula e ajudar o aluno a desenvolver o potencial.

“Aquele profissional que demonstra interesse pelo aprendizado e que se mostra disponível para tirar as dúvidas sempre terá a atenção dos alunos. O educador tem muito poder. Ele não só pode ajudar o aluno a se desenvolver como também pode minar a autoconfiança desse jovem. Temos que enxergar a escola como um espaço em potencial para o aluno descobrir novos caminhos e para vivenciar a arte;* não existe método pronto;* temos que descobri-los e é isso que estamos fazendo nas escolas de Tupã;* aplicando novos projetos para cada vez mais chamar os jovens para a escola e melhorar ainda mais a rede de ensino municipal”;* finalizou.

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