O Governo do Estado anunciou na última semana a mais nova versão do “Poupinha”, o atendente virtual do Poupatempo, que traz em sua configuração novas funções e ferramentas para melhorar o atendimento a população. As novidades foram apresentadas no evento “Inteligência Artificial para facilitar a vida dos cidadãos”, que aconteceu no Campus São Paulo - espaço do Google para startups.
O atendente virtual do Poupatempo, que tira dúvidas e faz agendamentos por meio de chat no portal do Poupatempo ou pelo Messenger, no Facebook, ganha agora esta segunda versão mais atualizada, que amplia sua capacidade de prestar informações aos cidadãos. O robô passa a ter maior capacidade de resposta para cidadãos que pedem informações sobre os serviços do Poupatempo.
Além de fazer agendamentos, ele também vai tirar dúvidas sobre o serviço mais procurado no Poupatempo, a Carteira de Identidade (RG). Em breve passará a informar também sobre outros serviços como CNH e Atestado de Antecedentes.
Atendendo com diálogos em linguagem natural, o robô, que está em teste desde dezembro de 2016, chega a ser confundido com um atendente humano. Somente neste ano trocou mais de 8,3 milhões de mensagens em todo o estado, sendo mais de 540 mil chats pelo portal e pelo Facebook e mais de 217 mil agendamentos concluídos.
De acordo com o Governo do Estado, os testes com o “Poupinha” vão continuar até o dia 29 de junho. Além disso, o Poupatempo e a Prodesp estão preparando especificações para o edital de licitação que será aberto a todas as empresas interessadas.
Poupatempo
O Poupatempo é um programa do governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 532 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, inclusive em Tupã, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.
Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.
Tupã