Tupã recebe hoje Circuito Sesc de Artes

Educação - Quinta-feira, 27 de Abril de 2017


Tupã recebe hoje Circuito Sesc de Artes

Tupã recebe hoje o Circuito Sesc de Artes 2017, considerado um dos maiores projetos culturais e artísticos itinerantes do país. O circuito reunirá, em um único local, diversos espetáculos como atividades literárias, intervenções urbanas, oficinas de artes visuais, circo, dança, teatro, cinema, performances, shows, entre outras ações.

O Circuito Sesc de Artes será realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o Sindicato do Comércio Varejista de Tupã (Sincomércio).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Caio Aoqui, o Circuito Sesc de Artes possibilita, durante todas as apresentações, uma interação onde o público se torna protagonista.

“É muito importante que a população sempre esteja em contato com a cultura e o Circuito Sesc de Artes possibilita que o público tenha uma interação com a cultura, arte, música, através das ações realizadas pelos grupos de artistas. O objetivo do Circuito é realmente democratizar o acesso à cultura por meio de diversas linguagens artísticas”, disse.

Já o presidente do Sincomércio de Tupã, Milton Zamora, ressaltou que o Sesc conta com vários grupos de todo país itinerando dramas, risos e reflexões em atividades inventivas e autênticas para oferecer à população de diversas cidades um evento cultural totalmente diferenciado.

“O Circuito Sesc é realizado em todas as cidades nas ruas, praças, parques com o objetivo de reforçar a idéia do espaço público ser um local de convivência da população. Assim, é possível que o público se reúna e participe de uma série de atividades em um único local”, ressaltou.

O Circuito Sesc de Artes 2017 terá a seguinte programação na Praça da Bandeira:

GABINETE DE CURIOSIDADES E HABILIDADES

Programação inspirada pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.

ARTES VISUAIS

Estêncil: Molde Vazado para Estamparia

Paulo Meira (SP)

O artista visual fará um estudo prévio da história de cada cidade por onde passará com esta oficina, levantando dados de sua flora e fauna. Oferece então ao público estênceis prontos com imagens locais que serão usados para que cada um componha sua própria arte em papel cartão.

CINEMA

Curta(s) Chaplin

Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.

LITERATURA

Palavra + Imagem

Cia. Alcina da Palavra (SP)

Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas

LITERATURA

Verso Móvel Sound System

Caco Pontes e Poetas Convidados (SP)

Nesta versão lúdica dos tradicionais carros de som, é uma bicicleta que perambula pelo espaço público, e o que ela toca é poesia. Áudios com versos pré-gravados por poetas contemporâneos se espalham pelo ar. O público também participa se apropriando do microfone e ajudando a promover um sarau inusitado.

DANÇA

3 ao Quadrado

Cias. Eclipse, Back Spin Crew e Ruas de Fogo (SP)

Nove “bboys” batalham ao som de um DJ e animados por um MC, realizam movimentos acrobáticos que serão julgados pela platéia. Em seguida, é a vez do público experimentar os passos, dançando em uma Jam com os artistas. Uma festa de Hip Hop no meio da cidade.

CIRCO

O Andarilho

Cia. da Pegada (SP)

Os palhaços andarilhos apresentam esquetes de malabares e acrobacia em um espetáculo inspirado na carta “O Louco” do baralho do Tarô de Marselha. Os artistas exploram o lado criativo dessa figura e dão vida a outros personagens arquetípicos do baralho, como o Rei e a Morte.

MÚSICA

A Espetacular Charanga do França (SP)

A banda, sucesso no Carnaval paulistano no formato de bloco, faz uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, isto é, formações que contemplam apenas instrumentos de sopro, por vezes percussão. O repertório inclui marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e reggae.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã